Conhecer as histórias de sucesso de empreendedores brasileiros pode ser muito inspirador para aqueles que empreender passou a ser um sonho.

Quem nunca escutou sobre as histórias de sucesso de empreendedores que eram pessoas comuns e sem muitos recursos como a dos fundadores do Facebook e do Google?

Os empreendedores brasileiros tops

Mas aventurar-se pelas possibilidade e transformar as dificuldades em oportunidade não é uma tarefa fácil. Seja como for, existe todo um peso emocional, inseguranças e, muitas vezes, medo de errar por causa da pouca experiência.

Justamente por isso, aprender com a experiência de acertos e erros de quem já atingiu seus objetivos pode ajudar à enfrentar os desafios do processo de empreender. Ainda mais, as experiências compartilhadas por pessoas que estão mais próximas da nossa realidade.

Nesse sentido, pensando em te ajudar e em te inspirar, buscamos a história de 8 dos maiores empreendedores brasileiros na atualidade. Vamos lá?

Empreendedores brasileiros, experiências transformadoras

1- Rick Chester

Rick Chester ganhou fama no Youtube

Antes de tudo, você precisa saber que Rick Chester, como muitos brasileiros, começou a trabalhar desde de muito novo. Nascido em Minas Gerais, a situação financeira da sua família era complicada e, entre idas e vindas por diversas profissões, ele decidiu começar a empreender.

Antes de mais nada, Chester passou a utilizar o dinheiro das vendas de água nas praias do Rio de Janeiro para reinvestir no próprio negócio. Dessa forma, aos poucos, os tempos de dificuldades financeiras começaram a ficar para trás. E, logo depois, Rick Chester resolveu compartilhar sua experiência para dar dicas a outras pessoas que estavam com dificuldades financeiras, no Youtube. Em poucos dias, seu vídeo viralizou e, como resultado, ele foi convidado a dividir a sua história em uma palestra em Harvard.

Por fim, a história de Chester mostra que todos têm capacidade de criar algo novo e aproveitar uma oportunidade. Por isso, pensar fora da caixa, arriscar-se e persistir são atitudes chaves para você que já é ou deseja se tornar um empreendedor.

Você tem uma ideia como a de Rick Chester e que ter sucesso com vendas? Então confira nosso artigo com 4 dias importantes para ser um bom vendedor.

2- David Portes

David Camelô empreende como vendedor de doces

David Portes, ou David Camelô, é um dos empreendedores brasileiros mais popularmente conhecidos. O seu segredo? Apostar em oportunidades que as pessoas acham impossível levar ao sucesso. Embora pareçam complexos, problemas financeiros podem ter uma solução simples.

Sem emprego e com a mulher doente, o carioca David Camelô percebeu que precisava tomar uma iniciativa para mudar a situação. Então, um dia ele decidiu comprar balas e vendê-las e nunca mais parou. Desse modo, de venda em venda, David conseguiu juntar uma boa quantia e investiu em uma banca de doces.

Logo depois, para garantir suas vendas, ele passou a desenvolver técnicas de vendas e foi aumentando seu lucro. Portanto, ele passou a dar brindes aos clientes, colocava placas com frases engraçadas para identificar as separação das balas e se esforçava para criar um relacionamento com as pessoas que compravam suas balas e doces.

Em suma, o resultado dessa sua jornada, iniciado no final dos anos de 1980, foi Portes se tornar milionário. E, agora, David Portes compartilha suas dificuldades e acertos com palestras, videos no Youtube e livros, inspirando aqueles que querem obter sucesso.

Leia também: Empreendedorismo no Brasil: cenário e características.

3- Cleusa Maria

Cleusa Maria é uma das tops entre os empreendedores brasileiros

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Sodiê Doces, empresa especializada em bolos artesanais e uma das franquias mais bem sucedidas do Brasil. Mas essa não é uma história sobre alguém que explorou bem os privilégios que tinha.

Tudo começou com uma encomenda de bolo que Cleusa Maria, fundadora da Sodiê, recebeu de sua antiga chefe. Embora não tivesse experiência como confeiteira, ela aprendeu sobre bolos e conseguiu entregar o pedido. Com o lema “tenha foco, fé e sonhe”, a história de Cleusa ensina que ficar atento às oportunidades e estar aberto a aprender coisas novas pode te levar ao sucesso.

Com certeza, a história de sucesso da empresária Cleusa Maria é uma inspiração para todos aqueles que acham que precisam nascer com um dom para aproveitá-lo e ter sucesso.

Por fim, essa inspiração vai muito além da vida real. A semelhança entre a personagem interpretada pela atriz Juliana Paes na novela da Rede Globo, Dona do Pedaço, e Cleusa Maria não é mera coincidência.

Quer conhecer mais e aprender com a história dessa empreendedora brasileira? Veja também o artigo: Lições de sucesso de Cleusa Maria: a dona da Sodiê.

4- Ale Costa

Ale Costa está entre os tops dos empreendedores brasileiros

Não tem como falar de empreendedores brasileiros sem passar pela história do paulista Ale Costa, o fundador da Cacau Show. Ele transformou a ideia que teve aos 14 anos de idade de vender chocolates em um império bilionário.

Filho de país comerciantes, Alexandre Tadeu da Costa já tinha algum conhecimento sobre técnicas de vendas. Mas, além disso, ele não tinha nenhum outro privilégio que facilitasse o seu caminho como empreendedor.

Com vontade de criar a sua própria sorte, Ale Costa aceitou uma proposta desafiadora de produzir 2000 ovos de chocolate para a páscoa. Porém, embora parecesse impossível, com apenas 17 anos ele conseguiu atender o pedido. E o final dessa história você pode ver nas mais de 2000 lojas da Cacau Show em todo Brasil.

Até aqui, podemos dizer que não restam dúvidas que o empresário é uma inspiração para qualquer empreendedor iniciante. Mas além disso, ele também é uma inspiração pela sua preocupação em devolver à sociedade os frutos do seu sucesso. Tão importante quanto aprender a empreender é aprender a ter responsabilidade social.

Em 2009 Alexandre Costa inaugurou o Instituto Cacau Show (ICS), organização social sem fins lucrativos, com o objetivo de oferece gratuitamente atividades educacionais, esportivas, culturais e de formação para jovens de 6 a 17 anos.

5- Paula Abreu

Paula Abreu escritora e empreendedora no Brasil

Todo mundo tem um conhecimento que pode mudar a vida de outra pessoa e novas tecnologias ampliaram as oportunidades para quem deseja empreender e monetizar o seu conhecimento. Portanto, a história de empreendedores brasileiros digitais também tem muito à nos ensinar. Um exemplo disso é a escritora e treinadora de desenvolvimento pessoal, Paula Abreu.

Advogada de formação, Paula ficou desempregada em 2012 e decidiu seguir o sonho de transformar o seu hobbie em trabalho e se tornar uma empreendedora. Publicou três livros sobre mentoria e estilo de vida, se tornou Coach e passou a oferecer seus serviços pelo Facebook. Assim, essa passou a ser também a história do primeiro curso online desse segmento no Brasil. Ela foi a primeira Youtuber brasileira a ficar milionária.

Atualmente, por meio do seu canal do Youtube, Paula Abreu, utiliza a sua própria história para mostrar que todos podem conquistar os seus sonhos, basta acreditar e investir neles.

Leia Também: Como vender seus serviços pela internet.

6 – Robison Shiba

Robison Shiba é um top entre os empreendedores brasileiros

Pedir comida em aplicativos como o Ifood tornou-se um hábito tão comum que parece que eles sempre existiram. Mas esse tipo de serviço só se tornou popular em 2016. Porém, quem abriu as portas para o desenvolvimento do mercado de delivery foi o empreendedor Robinson Shiba, do China in Box.

O China in Box foi o primeiro estabelecimento de comidas no Brasil a instalar o serviço de delivery no Brasil.

Incentivado pela família a se tornar um dentista, pois se tratava de um carreira relativamente estável, o empresário Robison Shiba decidiu largar a sua profissão e se tornar entregador de pizza nos Estados Unidos. Aproveitando a oportunidade, ele começou a estudar os modelos de negócio que tinham delivery e decidiu voltar ao Brasil e abrir o seu próprio negócio.

Nos dias atuais, o também dono da franquia de comida japonesa Gendai, tem um rendimento anual milionário e é considerado um dos maiores empreendedores brasileiros. Como resultado, ele foi convidado a integrar o programa Shark Tank Brasil devido ao reconhecimento da sua capacidade em perceber o potencial de novos empreendimentos.

Responda o quiz: Emprendedor ou profissional, qual o seu perfil? e descubra se você tem o perfil empreendedor assim como Robison Shiba.

7 – Leila Velez e Zica Assis

Leila Velez e Zica Assis são donas do Beleza Natural

Que o mercado de beleza sempre foi muito lucrativo ninguém dúvida. Pensando nisso, a fúncionária do McDonald’s de 16 anos, Leila Velez, e a empregada doméstica de 33 anos, Zica Assis, decidiram abrir um instituto de beleza, no Rio de Janeiro.

Motivadas pela vontade de criar produtos serviços especializados para atender o seu público-alvo, as amigas acabaram criando algo inovador. Atualmente, o Beleza Natural é uma rede de salões especializados nos cuidados e na criação de produtos para cabelos crespos e ondulados.

Em pouco tempo, o investimento de Leila e Zica se tranformou em um empreendimento que, hoje, com mais de 50 salões pelo país, fatura cerca de R$250 milhões no ano. Em uma entrevista concedida a revista Época, Leila Velez afirmou que: “mais do que tratar os cabelos, o nosso sucesso aconteceu por quebrarmos as algemas dos padrões de beleza”.

Além disso, uma preocupação dessas importantes empreendedoras brasileiras é conseguir que o seu negócio faça diferença na sociedade. Por isso, Leila e Zica participam ativamente de grupos de mulheres, dão palestras, com o objetivo de inspirar e motivar outras mulheres, e procuram contratar e capacitar mulheres negras de origem humilde.

8. Luiz Seabra

Luiz seabra, da Natura, top entre os empreendedores brasileiros

Antônio Luiz Seabra de 78 anos é economista e fundador da maior empresa de vendas diretas e quarto maior grupo de beleza, no mundo. Nos estamos falando da empresa multibilionária, Natura.

A história da Natura começa em São Paulo com a decisão de Luiz Seabra de sair do laboratório de cosméticos onde trabalhava como administrador, e começar o seu próprio negócio. 51 anos depois, esse negócio está presente em 63 países, tem 7000 funcionários e 1,5 milhão de consultoras.

Mas o diferencial que levou Luiz Seabra a se tornar um dos maiores empreendedores do Brasil foi a preocupação em empreender de forma sustentável.

O grupo Natura&Co tem um forte compromisso com o meio ambiente e com os animais. Graças à essas iniciativas, os produtos são 90% compostos de elementos naturais da flora brasileira, 100% carbono neutro e sem qualquer relação com testes em animais.

Muito ocasionada pela preocupação de Luiz Seabra com a sustentabilidade, passou a integrar ao grupo Natura&Co o Instituto Natura. O objetivo dessa instituição é apoiar diversos projetos sociais como um ponto de encontro com o objetivo de transformar o mundo a partir do empreendedorismo.

Leia também: Trabalhar em casa: 10 formas de driblar a crise e girar a economia.

Conclusão

Você conheceu a história desses 8 incríveis empreendedores brasileiros. E o que todos eles tem em comum é que eles começaram com poucos recursos, mas com uma enorme vontade de criarem seu próprio negócio.

Mas essas são histórias também sobre a dificuldade de empreender, a necessidade de se organizar, abrir mão de horas de lazer, trabalhar mais do que 10 horas por dia. Afinal, ter sucesso como um empreendedor depende do seu empenho para dar valor a sua ideia e impactar pessoas.

Em outras palavras, empreender é enfrentar desafios todos os dias e esperamos que esse artigo te inspire a continuar construindo o seu sucesso.

Leia também:

“Como ter uma mentalidade para o sucesso”

“20 erros que te impedem de ser um vendedor de sucesso”