Antes de qualquer coisa, trabalhar em casa é mais difícil do que parece, afinal, você lida com diversos obstáculos. Por exemplo, a dificuldade em estabelecer uma rotina; manter a produtividade, fazer a família entender que está em casa sim, mas está trabalhando; lidar com barulhos inesperados, entre outros.

Dificuldade de trabalhar em casa

E, sabendo de tudo isso, a gente diria que trabalhar em casa não é para qualquer um; porém, em virtude do novo cenário mundial tanto empreendedores como profissionais estão tendo que se adaptar. Para se ter uma ideia, 43% das empresas adotam home office devido ao coronavírus.

E, diante de um cenário de crise totalmente atípico como o que estamos vivendo, o que fazer quando se é empreendedor e não se tem uma empresa por trás?

Abaixo, daremos 10 dicas de trabalhos que podem ser feitos em casa e serem tão profissionais quanto se estivessem sendo feitos em uma empresa ou em um lugar alugado somente para isso.

Vem com a gente!

10 ideias para trabalhar em casa e driblar a crise

1. Fazer comida para fora

Se você é bom (a) na cozinha, essa é uma demanda que está em alta. E, para ajudar você nessa missão, graças à tecnologia, você pode contar com os aplicativos para fazer a entrega. Portanto, se quiser saber mais como é o processo para montar um delivery de comida em casa, leia esse artigo da Saipos, empresa de sistema para delivery,

Leia também: Ale Costa, gente como a gente que chegou à casa do bilhão

2. Dar aula por meio de ferramentas digitais

aula-online e cursos virtuais

Você é professor (a)? Que bom! Sabia que você não precisa de uma sala de aula para ensinar? É sério! Independente do seu assunto, tem uma porção de ferramentas que podem te ajudar a ensinar a distância. Por exemplo, skype, zoom meeting, ez talks, entre outras.

3. Dar consultoria online

Qual assunto você domina? Sabia que muitas empresas ou até pessoas físicas podem precisar de sua expertise? Sim, e a consultoria se estende por diversas áreas. Por exemplo, marketing, decoração, reparos de casa, limpeza de casa, moda, gastronomia, etc.

Leia também: Lições de sucesso de Cleusa Maria, a dona da Sodiê

4. Montar uma loja virtual

Você já ouviu falar na loja virtual O segredo do Vitório? Então, essa loja começou de forma bem modesta. O investimento inicial foi de R$ 2 mil reais, em casa e os fundadores eram professores, nenhum deles tinha real afinidade com e-commerce. Essa loja se tornou uma das grandes referências em toy art e, até o começo da crise, faturava mais de 1 milhão e crescia 20% ao ano.

5. Dar assistência online

Ser assistente virtual

Sabe a secretária ou secretário que existem dentro das empresas? Então, ser assistente online é a mesma coisa; porém, fora de uma organização. Na verdade, a assistente online pode ser tanto um(a) profissional autônomo(a) como um(a) empreendedor(a) querendo investir em uma empresa que presta esse tipo de serviço e gerencia vários(as) profissionais autônomos(as).

6. Fazer atendimentos autônomos via web

A princípio, se você é psicólogo(a), nutricionista ou personal trainer, dar orientações e fazer atendimentos via web pode ser uma excelente ideia. Antes, já havia uma grande demanda por serviços autônomos na internet. porém, em virtude da crise mundial, isso aumentou exponencialmente.

Portanto, veja se seu serviço pode ser prestado via web e aproveite o momento, Afinal, muitas empresas estão surgindo e aproveitando a oportunidade. Veja a Biotreino, por exemplo.

7. Prestar serviço de help desk

Sabe quando as pessoas têm problemas com falhas em sistemas operacionais, e-mails, aplicativos, impressoras, documentos digitalizados com erros, entre outros problemas que dificultam seu trabalho? Então, elas buscam ajuda de um help desk.

Em virtude do momento atual, existe uma grande oportunidade para esse tipo de serviço. E, o melhor de tudo é que sua empresa pode ser projetada no mercado por meio de empresas grandes e consolidadas. A Porto Seguro, por exemplo, cadastra help desks para oferecer a seus assegurados. Se quiser saber como funciona, clique aqui.

8. Prestar serviço de service desk

Serviço de help desk e service desk

Esse tipo de trabalho é mais B2B (oferecido de empresa para empresa) e resolve problemas mais complexos que envolvem estratégia e funcionamento de processos. Por exemplo, interrupção dos servidores, falhas de segurança, problemas de gerenciadores de e-mail, entre outros.

Se você é capaz de dar suporte e atendimento para problemas de TI de alta complexidade, esse pode ser um negócio para você.

9. Representar produtos online

A ideia é ser um representante comercial autônomo só que virtual. Em outras palavras, é oferecer produtos de empresas e receber comissões pelo fechamento de novos negócios. Porém, no lugar de ações tradicionais de vendas que geralmente exigem deslocamento físico, o representante online se utiliza de ações digitais para vender. Por exemplo, fazer parte de uma plataforma de afiliados ou investir por conta própria em anúncios online.

10. Montar uma franquia digital

A Natura, por exemplo, tem um modelo de negócio no qual o vendedor é responsável somente pela divulgação dos produtos. O processo de entrega e cobrança fica todo para ela.

E se você tiver interesse em ter uma franquia digital da marca, basta entrar no site da empresa e selecionar o perfil Empreendedor Digital. As comissões variam entre 20% e 25%.

Atenção! A diferença entre franquia digital e representar produtos online, é que na franquia digital você representa apenas um produto.

E, agora que você tem 10 ideias para driblar a crise e girar a economia, entenda que sem uma marca desenvolvida, um site bem otimizado, inclusive com estudos de concorrentes, tudo pode ir por “água abaixo”.

Portanto, profissionalize-se para dar certo. Desenvolvimentos de marca, site e cursos de capacitação não são gastos, são investimento.

E, para conhecer um pouco mais sobre o seu perfil, faça os testes abaixo:

QV