Ser um vendedor de sucesso é o que todos procuram, portanto, um bom vendedor precisa saber que mesmo com experiência, ele pode cometer falhas amadoras por nervosismo ou até mesmo ignorância. Para ser um vendedor de sucesso evite 20 erros Ninguém nasce sabendo vender. É preciso aprender a como ser um vendedor de sucesso. E o que diferencia um vendedor de sucesso de um amador é a vontade de se atualizar e aprender cada vez mais com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. Quer sucesso em vendas? 10 filmes para inspirar pode ajudar e ensinar muito com histórias reais e fictícias. Outro material que também pode contribuir muito com o desenvolvimento profissional de um vendedor de sucesso é o artigo Mr. Selfridge: lições de empreendedorismo de um gênio nos negócios. Afinal, esse artigo traz a experiência de erros e acertos, principalmente em vendas, de um dos maiores varejistas do mundo.

Quer ser um vendedor de sucesso?

Evite…
1 – Não respeitar o NÃO
É fato que é preciso insistir depois do primeiro não recebido do cliente. Mas, se o vendedor acreditar que vai ganhá-lo pela insistência, pode se tornar uma pessoa chata e inconveniente, deixando de ser atendido. Logo, o que seria um relacionamento saudável pode se tornar um pesadelo. A princípio, uma das dicas para vender mais é não ficar em cima do cliente, entendê-lo, e continuar se relacionando; e, partir para novos desafios e oportunidades.
2 – Acreditar que empatia é sinônimo de vendedor de sucesso
Se o cliente gostou de você já é um bom começo, mas não é garantia de venda! Afinal, pode ter havido uma empatia, mas ele não ter entendido nada do que foi discutido.
3 – Atrasos
Erros que impedem um vendedor de se tornar um vendedor de sucesso Independente de ser dono de um pequeno negócio ou de uma multinacional, os empresários sempre têm uma programação diária do que irão realizar. Comprometa-se com o horário combinado. Seja pontual ou chegue alguns minutos antes. Só dessa maneira você passará a impressão ao seu cliente de que sua empresa é confiável e que não tem problemas com atrasos na entrega dos produtos.
4 – Depender apenas da tecnologia
O vendedor de sucesso tem a apresentação do seu produto na ponta da língua. O ideal é não depender somente dos equipamentos tecnológicos, pois, se algum deles não funcionar no momento da venda, tudo pode ir por água abaixo. Em suma: torne esse momento o mais pessoal possível, atraia e aproxime o cliente, mostre como o que se está oferecendo é útil para ele ou para a empresa dele.
5 – Ser antiético quanto à concorrência
Não caia na armadilha de fazer comentários quanto a postura da concorrência, pois você pode acabar vendendo a outra empresa. Em vez disso, foque nas vantagens, benefícios e diferenciais do seu produto para ter sucesso em vendas.
6 – Dar desculpas
Clientes querem a solução do problema e não saber quem é o culpado. Assim, se foi você quem errou, assuma. Se não, procure passar a confiança de que irá acompanhar o fato até que ele seja resolvido.
7 – Não ter firmeza nas respostas
Desde já, é preciso ter certeza do que se está falando e vendendo. Mas, como ser um vendedor de sucesso? Simples: responda a todas as perguntas e objeções sem gaguejar e estude. O treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes para vendedores, Marcelo Ortega, em um dos seus artigos, que leva o nome de 10 Dicas para Vender Mais (rapidamente), tem como dica selecionar três assuntos frequentes dos clientes para se responder de forma eficiente: preço, prazo e concorrência. Depois disso, o ideal é traçar uma lista de diferenciais do seu produto e treinar de que forma responder a essas questões em uma negociação.
8 – Vender o produto em vez dos benefícios
De antemão, inovar é o segredo para o sucesso! Não caia na mesmice de falar sobre todas as informações ou vantagens que normalmente os outros vendedores também utilizam como argumento de vendas. Portanto, trace o perfil do consumidor e mostre para ele como o fechamento do negócio mudará a vida dele. Em suma: venda o café quente e não a garrafa térmica! É isso que o conferencista em vendas, Cláudio Diogo, que está a frente da consultoria Tekoare, afirma em uma entrevista para a revista Empreendedor. Ele explica que os clientes compram o que os produtos fazem por eles e não o que o produto é.
9 – Não traçar o perfil do cliente
Se o vendedor tem um portfólio vasto de produtos, mas não tenta entender o que realmente o cliente precisa, dificilmente terá sucesso em vendas. É preciso saber qual é a real necessidade do consumidor para encaixar o que tem a oferecer dentro de seu desejo. Portanto, ouça mais e fale menos! O palestrante César Frazão – especializado em Vendas para Mercados Competitivos pela Bell South Atlanta e especializado em Formação de Instrutores de Treinamentos pela USP – em seu artigo “8 dicas poderosas para vender o invisível”, conta que se o profissional de vendas conseguir descobrir o que o cliente deseja de verdade, antes de oferecer o produto, o cliente moverá céus e terra para consegui-lo. Isso quer dizer que a partir do momento que o cliente se convence de que o produto é tudo que ele precisa para resolver seus problemas e obter realizações, ele convencerá quem for preciso para ter o produto.
10 – Falar na hora errada
Após fazer o fechamento da venda com o cliente, o ideal é parar de falar! Esse é a hora do consumidor e não do vendedor! Afinal, o silêncio pode fazer com que pareça uma eternidade, mas esse momento é importante para mostrar que ele precisa tomar uma decisão. Portanto, qualquer fala do vendedor pode acabar tirando o foco ou até fazendo com que haja uma mudança de opinião. Depois do tão esperado “sim”, não explique ou fale mais sobre o produto e sim sobre outros detalhes, como, por exemplo, entrega ou pós-venda. Essa é uma das técnicas de vendas que dá excelentes resultados.
11 – Fornecer material incompleto de fechamento de vendas
O tão esperado “sim” chegou; mas, no momento de assinar o contrato percebe-se a falta de documentos necessários para completar a negociação. Jamais cometa esse erro, pois a venda pode esfriar até a segunda visita e o cliente pode mudar de opinião. Então, antes de ir para a reunião, assegure-se que está com o material completo para a assinatura do contrato. Conferir se está com caneta, papel para anotações e folhetos de divulgação faz parte do planejamento de vendas.
12 – Esquecer-se de fechar a venda
Na maioria das vezes o cliente está no aguardo de uma pergunta do vendedor para concretizar a venda. Portanto, não acredite que ele irá implorar pela compra. Faça o fechamento por ele!
13 – Ter medo de fechar o negócio
O sucesso em vendas é como um jogo de xadrez: é preciso saber o momento certo de dar o xeque-mate. Logo, perceba os sinais que o cliente dá e não deixe a oportunidade passar pelas suas mãos.
14 – Tentar fechar cedo demais
O vendedor de sucesso deixa a ansiedade de lado e não demonstra o nervosismo no ápice da negociação.
15 – Contar com as comissões antes da hora
Muitas pessoas da força de vendas perdem o foco no fechamento já calculando o quanto irão de receber de comissão. Mas, esquecem que pode haver o cancelamento do contrato ou até mesmo o estorno, após o recebimento. Portanto, não pense apenas no dinheiro e sim no prazer de atender a necessidade de um cliente que, de pouco em pouco, pode render bons e grandes frutos.
16 – Deixar-se afetar por problemas da vida pessoal
O grande vendedor pode estar com muitos problemas pessoais, mas não deixa transparecer ao cliente, pois sempre coloca um sorriso no rosto e faz o melhor para atendê-lo bem. A postura profissional deve ficar em primeiro lugar; a vida pessoal, para depois do expediente.
17 – Esquecer do pós-venda
Se a empresa que você representa tem um departamento de pós-vendas, explore este serviço. Se não, deixe o cliente seguro de que você irá acompanhá-lo, tirando até mesmo suas dúvidas, até a etapa do processo que está em suas mãos. Raúl Candeloro – autor de mais de 15 livros, especialista da área de vendas e gestão e fundador da Editora Quantum – em entrevista à revista Venda Mais, explica que o pós-venda é fundamental para checar se o processo todo foi realizado corretamente, conseguir feedback do cliente e iniciar o próximo ciclo de venda.
18 – Não utilizar as ferramentas de vendas oferecidas pela empresa
Há uma série de ferramentas e artifícios em suas mãos para concretizar a venda, mas não as usa? Você pode ser cobrado por isso! Há empresas que oferecem telemarketing próprio que agendam visitas ou reuniões, o que pode aumentar as vendas e colaborar na prospecção de uma nova carteira.
19 – Ter preconceitos com relação ao CRM no processo de vendas
Muitos vendedores não têm ideia dos benefícios que o sistema de CRM pode trazer para o dia a dia. Portanto, um grande erro cometido é não abraçar a esta oportunidade de tornar-se um vendedor de sucesso ou até mesmo ir “contra a maré” e utilizar de forma ineficiente essa ferramenta que pode mostrar o caminho de como aumentar as vendas de forma significativa. Uma grande parte dos profissionais de vendas acredita que o sistema CRM é um “dedo-duro” para os gestores. Sim, é verdade que as informações ficam disponíveis, mas o verdadeiro benefício e objetivo da ferramenta é contribuir para que o vendedor alcance ou supere suas metas profissionais mesmo em tempos de crise.
20 – Manter-se desatualizado
É preciso estar antenado não somente ao que o seu produto oferece, mas ao que o mercado e a concorrência tem disponível. Portanto, realizar com frequência cursos de atualização profissional e de técnicas de vendas é de suma importância para enfrentar a concorrência profissional e ter sucesso em vendas.