Quantos “nãos” você estaria disposto a ouvir se soubesse que seu empreendimento te tornaria, em alguns anos, um dos empreendedores mais influentes do mundo globalizado e como consequência um dos empresários mais bem-sucedidos e ricos do mundo?

Pois bem, esta é a história de vida de Ma Yun, nome verdadeiro de Jack Ma. Ma é cofundador da holding Alibaba, um conglomerado chinês de tecnologia que responde por mais de 60% do comércio eletrônico na China.

Jack Ma não nasceu milionário, pelo contrário. Seu pai, Ma Laifa, não tinha condição financeira suficiente nem para investir na educação de Ma e seus irmãos.

Despertar do empreendedor

A primeira ideia empreendedora de Jack Ma aconteceu em 1972 quando o presidente americano Richard Nixon visitou sua cidade.

Ma observou a oportunidade quando turistas começaram a desembarcar em Hangzhou; e, fascinado pela língua inglesa, passou a pedalar por quase uma hora todos os dias até o hotel da cidade, se oferecer como guia e aprender inglês.

De início, como não tinha dinheiro, Má percebeu nos estudos e na persistência a possibilidade de prosperar ao longo da vida.

O cofundador do Alibaba conta inicialmente uma curiosidade. Conta que diferente de Mark Zuckerberg ou Bill Gates, ele não chegou a cursar nenhuma grande universidade de renome. Muito pelo contrário, tentou por 10 vezes entrar em Harvard e foi recusado. Entretanto por ironia do destino, atualmente dá inúmeras palestras na universidade.

Antes de se tornar o bilionário chinês, bem-sucedido e muito requisitado, Ma era “mestre” em uma arte: ser rejeitado em diferentes tipos de trabalhos. Por mais simples que fossem as vagas, uma coisa era certa, o “não” era quase uma unanimidade.

Além das 10 negativas da universidade americana, ele afirma que chegou a se candidatar a mais de uma dezena trabalhos diferentes; e, similarmente foi rejeitado por todos eles.

Ainda assim Ma possuía uma característica muito importante para os empreendedores: otimista nato. De maneira que costuma dizer que todos os “nãos” que recebeu o prepararam para os negócios.

A virada na vida de Jack Ma

Cofundador de um dos conglomerados mais poderosos do mundo, o bilionário iniciou sua vida como professor de inglês, ganhando pouco mais de 10 dólares ao mês

O inicio da sua trajetória de sucesso se deu quando, como guia, conheceu dois irmãos australianos e foi convidado por eles para passar férias na Austrália. Ma acabou passando um mês por lá, o que foi decisivo para a virada em sua vida. Afinal, teve a curiosidade despertada e então decidiu explorar novos horizontes.

Em 1994 Jack Ma iniciou sua primeira companhia, a Hangzhou Haibo Translation Agency; e, no ano seguinte, foi para os Estados Unidos como intérprete para uma comitiva local.

Foi na América que teve seu primeiro encontro com a internet. Digitou a palavra “cerveja” no motor de busca e encontrou cervejas americanas e europeias, ainda assim, nenhuma cerveja chinesa.

A partir disso percebeu que havia uma oportunidade de negócio; e, inicialmente, criou um site improvisado chamado China Pages. Com dinheiro emprestado e sem muita experiência colocou o site no ar.

A princípio, o sucesso foi instantâneo. Após poucas horas do lançamento do site, Ma começou a receber pedidos de investidores querendo saber mais sobre a China e sobre nosso personagem.

Ao longo de quase um ano Jack Ma concorreu com a gigante China Telecom para criar sites para empresas locais. Ao final deste período, foi seduzido por uma grande quantia, quase $200 mil dólares, para vender o negócio, em contrapartida teria que sair do empreendimento.

Jack Má aceitou a investida e começou a trabalhar no governo, contudo, nunca deixou de alimentar a vontade de ter seu próprio site de comércio eletrônico.

Leia também: Lições de sucesso de Cleusa Maria, a dona da Sodiê

A criação do império: Alibaba

Antes da virada do milênio, Jack Ma reuniu um grupo pessoas em seu apartamento e discursou durante horas sobre a ideia de criar um site no qual pessoas de todo mundo pudessem vender seus artigos para qualquer pessoa.

O encontro foi próspero. Afinal, naquela noite, Jack Ma conseguiu arrecadar dinheiro e criar a partir daquele dia o Alibaba.

A holding que dá nome ao seu império surgiu de forma curiosa. Perspicaz, o empreendedor pensou em um nome de fácil pronúncia, independente do idioma e com alcance global, além de trazer subentendido o grande objetivo de seu empreendimento, de “tesouros” escondidos, como na história das arábias.

Leia também: Rick Chester: lições do vendedor de água que palestrou em Harvard

Perfil empreendedor de Jack Ma

De início uma característica fica evidente na personalidade de Jack Ma: persistência. Embora tenha escutado diversos “nãos” ao longo de sua trajetória, Ma ainda assim continuou acreditando no seu sonho. Buscou forças para que os erros fossem, todavia, oportunidades de aprendizado e crescimento do negócio.

Antes de tudo, o cofundador do Alibaba tem o otimismo nas ideias e na visão de mundo: um fator fundamental para quem deseja empreender. Isto é, acreditar em si, mesmo quando ninguém parece acreditar em você.

Jack Má também mostrou visão de futuro. Por exemplo, com a ideia de criar uma empresa global, ele buscou um nome de fácil assimilação e que traduzisse o objetivo do negócio de forma simples.

Outro ponto positivo na postura de Jack Ma é reconhecer que o sucesso aparece quando se trabalha duro.

Apesar de ser um bilionário que pode aproveitar a vida, Ma por muitos anos trabalhou incansavelmente em longas jornadas de trabalho para consolidar o Alibaba, atualmente, a potência global em comercio online

Por meio da visão de futuro foi possível consolidar uma organização tão forte e poderosa, do ponto de vista de governança, que o bilionário chinês capacitou seu sucessor na holding Alibaba: Daniel Zhang foi o executivo escolhido para assumir o lugar de Jack.

Atualmente Jack Ma está “aposentado”, desde 2019, do cargo de executivo do Alibaba e inspirado em Bill Gates, dedica-se à filantropia.

Leia também: Ale Costa: gente como a gente que chegou à casa do bilhão

As lições de Alibaba

1- Utilize os “nãos” como fonte de inspiração

Após diversas tentativas “fracassadas” e diversos “nãos” seria normal Jack Ma se convencer que não tinha nada favorável para trilhar uma trajetória de sucesso e se conformar com um emprego “estável” e deixar seu “sonho” de lado. Por outro lado, o hoje bem sucedido empreendedor chinês se motivou e buscou forças para conseguir o almejado “sonho” de fundar a empresa “sem fronteiras” que revolucionou o mercado de comércio online.

2- Aprenda com os “erros” do seu negócio

Ao longo de sua trajetória, Jack Ma mostra a importância de errar. Ele afirmou que a história da Alibaba deveria se chamar “Mil e um erros”, além disso, afirma que o maior erro da empresa foi crescer rápido demais e ser surpreendida pela bolha da internet que obrigou a companhia se reestruturar em 2002. Ao passo que, ter “mapeados” os possíveis cenários que o empreendimento vai enfrentar no mercado é uma forma de mitigar as falhas e realizar rápidas correções de “rota” ao longo da trajetória da empresa.

Comece pequeno e vá se estruturando para crescer de maneira sustentável.

3- Treine líderes na sua empresa

Como foi possível uma pessoa que não é expert em informática pode liderar uma das principais organizações globais de comércio online? Simples, uma das virtudes de Jack Ma era saber treinar e desenvolver pessoas, dando direcionamento e colocando as pessoas certas nos postos corretos, para que a organização caminhasse sem precisar da interferência direta de seu principal acionista em todas as áreas. Isto é, Jack Ma montou seu negócio com uma governança corporativa que possibilitou crescer de maneira sustentável a tal ponto de escolher e capacitar seu sucessor, o executivo Daniel Zhang.

Pensamentos de Jack Ma

“Você deve encontrar alguém que tenha habilidades complementares para iniciar uma empresa com você. Você não deve necessariamente procurar alguém bem-sucedido. Encontre as pessoas certas, não as melhores pessoas”.

Jack Ma

“Um verdadeiro homem de negócios ou empreendedor não tem inimigos. Uma vez que ele compreende isso, o céu é o limite”.

Jack Ma

“Eu acredito em 2 princípios: sua atitude é mais importante que suas capacidades. Da mesma forma, sua decisão é mais importante que suas capacidades”.

Jack Ma

Gostou desse artigo? Então, comente e compartilhe!