Antes de mais nada, imagine que sua família possua um restaurante. Naturalmente, um dos principais itens para manter um restaurante aberto é ter água nos lavatórios para que os clientes possam lavar as mãos, correto? Agora, imagine que a região onde está o restaurante passe por um racionamento de água que não ofereça nem uma gota para contar história. Que pesadelo, não? Não! Para o empreendedor Alex Rodrigues, CEO da Laveco, não foi. Na verdade, isso aconteceu com ele e pareceu mais com uma oportunidade de fazer o que todo bom empreendedor faz que com um sonho ruim: resolver um problema com uma boa solução abusando da criatividade, inovação e sustentabilidade.

Conheça a história do CEO da Laveco e como nasceu um dos produtos e empresa mais interessantes da última década.

Nesta entrevista para Konteudos, Alex Rodrigues conta como nasceu a Laveco. Aborda a importância da capacitação para realizar uma boa gestão do negócio. Fala dos desafios e vantagens de empreender. Destaca as habilidades necessárias para ser um empreendedor de sucesso. Explica a importância do planejamento e gestão de vendas. Revela as dificuldades enfrentadas enquanto empreendedor. Além de contar como a criatividade e a visão de futuro transformaram sua carreira.

Conheça as vantagens de empreender

Konteudos: Todos sabemos que empreender não é fácil, ainda mais em um país que tem como cultura educar suas crianças para estudar bastante para encontrar um bom emprego no lugar de estudar bastante para poder escolher entre ser empregado ou gerar empregos.  Como foi isso para você, já que sua trajetória como empreendedor vem desde 2003? Qual foi o seu motivo para empreender? Como foi o seu começo?

Alex Rodrigues: Primordialmente eu acredito que EMPREENDER É PARA QUALQUER PESSOA. Independe de quem você seja ou que estágio da vida atravesse. Você pode ser um funcionário criativo e inovador até um estudante que busca fazer trabalhos voluntários. Então, empreender é um estilo, um conjunto de habilidades que você desenvolve para fazer algo em prol de um resultado.

Eu comecei a trabalhar muito novo, sempre buscando me qualificar. Fiz colegial técnico e três anos de processamento de dados.  Com isso acabei arrumando emprego em uma multinacional na área da tecnologia ainda com 17 anos de idade.

Neste período, pude aprender e desenvolver habilidades que aliavam a especialização técnica com a gestão de pessoas. Mas desde cedo eu pensava em empreender e esse aprendizado me ajudou.

Em 2003 busquei aliar algo que eu tinha conhecimento com a vontade de empreender, então comecei com uma escola de cursos profissionalizantes.

Konteudos: Para você como foi aliar o conhecimento técnico e o lado de gestão para se tornar um empreendedor?

Alex Rodrigues: Foi um grande desafio, pois geralmente quem inicia um negócio é muito bom tecnicamente mas isso não é o suficiente. O EMPREENDEDOR PRECISA ENTENDER DE PESSOAS, VENDAS, TRIBUTOS, TER NOÇÕES DE RECURSOS HUMANOS… Existe uma serie de vertentes, esse é o desafio de empreender, pois exige que o empreendedor tenha conhecimento de todo um ecossistema para a empresa funcionar.

Eu costumo classificar o empreendedor em três tipos de personalidade ou capacitação: O técnico, aquele que tem um conhecimento apurado do trabalho que realiza. O administrador, o que tem noções de gestão do negócio, de gestão de pessoas, controles e indicadores. E o criativo, que é aquele profissional mais visionário. Geralmente é líder e tem um diferencial: tem grande visão de mercado.

No meu caso foi um grande desafio porque eu tinha o perfil técnico. Então, identifiquei a necessidade de aprender a administrar um negócio e fazer a gestão de vendas, pois não é possível que um negócio prospere, mesmo sendo muito técnico se não tiver um pouco das outras habilidades. Apesar das vantagens de empreender, a gestão foi um desafio e sempre será, pois acredito que com o crescimento da empresa os desafios serão sempre outros.

Konteudos: A Laveco foi criada em 2014 baseada no princípio que todo negócio de sucesso geralmente se baseia: ser uma solução para um problema. Porém, nem sempre é fácil pensar em uma dificuldade para ser a resposta. Como foi isso para você? Como detectou ou pensou exatamente nessa dificuldade para encontrar a solução?

Os desafios e vantagens de empreender

Alex Rodrigues: TODO PRODUTO OU SERVIÇOS É BASEADO EM UMA NECESSIDADE. Muitas pessoas falam que o problema aparece para a partir disso termos a solução.  A princípio, claro que o problema aparece, entretanto podemos propor soluções inovadoras. Nesse sentido a invenção não é apenas ter um problema latente que precisa ser resolvido. A Laveco nasceu de um problema de crise hídrica, lá em 2014. Por conta de diversos estabelecimentos comerciais precisarem de água para manter seu funcionamento. Por exemplo, como um restaurante iria ofertar a lavagem das mãos aos clientes com o racionamento em vigor? Com base neste problema surgiu o lavatório Laveco.

A partir de um protótipo foi criado uma solução para que os clientes pudessem lavar as mãos sem a necessidade de usar a pia convencional. A detecção deste problema foi dentro de um restaurante da família.

Ao vender meu primeiro negócio fiquei um tempo fazendo a gestão do restaurante e percebi que enfrentávamos um problema. E a solução seria algo inovador que não precisasse de instalação hidráulica, que pudesse ser usado durante o racionamento de água e que não dependesse do fornecimento de água convencional.

O grande insight aconteceu quando um cliente viu o Laveco e falou que precisava de um lavatório igual ao que eu havia criado. Onde ele poderia adquirir um igual.

Quando houve essa demanda já tive a visão de uma oportunidade de negócio. Uma das vantagens de empreender é unir a solução de um problema com a inovação e poder transformar isso em um produto.

A partir disso busquei a ajuda do Sebrae para colocar a ideia em prática. Por exemplo, quais passos precisaria para patentear, regulamentar e estudar melhor esta oportunidade de negócio. Com isso busquei a orientação técnica que me ajudou bastante para estruturar o negócio.

Konteudos: Como foi possível viabilizar esta ideia?

Alex Rodrigues: Antes de mais nada, não existe segredo ou fórmula mágica. Há um conjunto de habilidades que quando postas em prática te trazem um resultado. Então, para iniciar eu não coloquei muito capital, mas fui criando devagar os primeiros protótipos. Existem duas formas de iniciar um novo empreendimento: colocando um montante significativo para fazer o negócio acontecer ou iniciar aos poucos, arriscando menos dinheiro e se expondo a um risco mais calculado.

Eu, por exemplo, fiz o primeiro protótipo em casa. Ainda sem muito conhecimento de maquinários industriais. Nesse sentido tive que estudar bastante sobre máquinas, saber quais ferramentais precisaria saber usar para desenvolver o protótipo. Busquei empresas fornecedoras com selo verde. Além disso participei de exposições, isso me ajudou bastante no início.

Konteudos: O laveco foi um risco calculado?

Alex Rodrigues: Sim, com certeza! Investi dinheiro nesta ideia, mas calculei a possibilidade de não dar certo. Como eu tinha vendido um negócio e precisava do capital para assumir compromissos pessoais, além de profissionais, acabei me descapitalizando. Então, eu tinha uma limitação financeira, de modo que não podia ficar 1 ou 2 anos esperando e investindo para ter resultados.

Isso me fez economizar e aprendi a ser uma pessoa econômica em todos os sentidos. Então, foi uma fase bastante desafiadora. Mas considero que essa é uma habilidade que ganhei com o tempo: ADEQUAR CADA VEZ MAIS OS CUSTOS PARA TER MAIS DINHEIRO PARA INVESTIR. Tem que ser um exercício constante.

Leia também: Características de um empreendedor de sucesso: conheça 10

Konteudos: Como você avalia o cenário do empreendedorismo no Brasil? Quais as vantagens de empreender no país e quais dificuldades encontradas mediante ao cenário que temos atualmente?

As características de um empreendedor no Brasil

Alex Rodrigues: Acredito que em qualquer lugar que você vá empreender existirão desafios, como por exemplo: Tributos, desafios climáticos e outras adversidades.  Falando de Brasil, a parte da tributação é bastante diferente de outros lugares do mundo. De maneira que entender a tributação dos produtos para conseguir chegar a um preço final do produto é um grande desafio. Além disso, todo empreendimento tem riscos. Por outro lado, as vantagens de empreender e a meta de todo empreender é a conquista de resultados. Uma das vantagens de empreender é que a pessoa conta com um dinamismo muito grande. Mesmo que ele tenha um único produto ou serviço, com o crescimento da empresa o empresário irá vivenciar situações diferentes.

Konteudos: O Brasil possui uma característica que deixa evidente que os empreendedores são oriundos da necessidade, pois muitos abrem seu próprio negócio devido a saída do mercado de trabalho. Como você enxerga e avalia esta questão? O que é possível fazer para mudar isso?

Alex Rodrigues: É um pouco triste perceber que pessoas empreendem apenas pela necessidade ou urgência. Pois acredito que precisamos ter um propósito de vida e entender qual nosso propósito, seja empreendendo ou não.  Acredito que quando uma pessoa abre uma empresa logo pensando na necessidade as chances desse empreendimento dar errado são grandes, pois a atitude é oriunda da necessidade e não de algo que ela desejou. De certa forma é um pouco perigoso e um pouco triste. Além disso a probabilidade de não dar certo é elevada.

Para mudar isso é preciso ter um bom plano de negócio. Penso da seguinte forma: Uma ideia vai gerar um plano e o planejamento vai necessitar de uma ação. De maneira que você começa agir com aquilo que você pensou. A partir desta ação gera um resultado. Assim é muito importante ter um plano de negócio. Mesmo que você tenha muitas dúvidas e encontre dificuldades. O PLANO DE NEGÓCIOS É COMO UMA BÚSSULA PARA O EMPREENDEDOR.  Todo negócio vai exigir um plano para ser executado.

Konteudos: Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados da mortalidade das empresas. o último ano aponta que as microempresas são as mais afetadas com 29% da taxa de mortalidade. De maneira que quase 1 em cada 3 microempreendedores fecha as portas em até 5 anos. Como empreendedor de sucesso, quais dicas você daria para quem deseja iniciar um negócio? O que é essencial fazer nesta jornada?

Alex Rodrigues: Antes de mais nada destaco a importância do plano de negócio para ser uma bússola para o empreendedor. Além do planejamento, é importante ter um capital de giro para começar o seu negócio e dar os primeiros passos.

Além disso, outro fator muito importante é ter habilidade e conhecimento sobre vendas. A ponto de falar: Eu sou um excelente vendedor. Acredite, O EMPREENDEDOR VAI PRECISAR DO CONHECIMENTO DE VENDAS. Além disso, vendas nada mais é do que um conjunto de técnicas que a pessoa consegue desenvolver ao longo do tempo. Por exemplo, o empreendedor não vai conseguir contratar ninguém se não tiver a habilidade de “vender” bem o que seu negócio faz. Afinal, qualquer negócio ou serviço tem que ser comercializado.

A empresa é constituída de um tripé: A área de vendas, o produto e o setor administrativo da empresa. Esse triangulo vai te possibilitar ter uma maior possibilidade de ter sucesso. Além de conhecimento e capacitação que vai te possibilitar ter o seu empreendimento mais longevo e lucrativo.

Leia também: Como vender qualquer coisa a qualquer um

Konteudos: Você acredita que para se tornar um empreendedor é necessário ter uma vocação natural ou é possível se desenvolver para chegar ao sucesso nos negócios?

Alex Rodrigues: Tenho certeza que pode ser desenvolvida essa habilidade! É claro que algumas pessoas têm uma vocação que facilita a abertura do negócio. Mas a meu ver empreender é para todos.  Nesse sentido acredito que a qualificação e a informação são transformadoras. Para se desenvolver é muito simples: Estudar, ler e primordialmente exercitar o que aprendeu. Portanto, é importante ter mente aberta para absorver o conhecimento com livros, vídeos e palestras. Além disso, através do networking consegue-se desenvolver e amadurecer como pessoa e como empresário.

Konteudos: Você acredita que o networking é um ponto-chave para ser um empreendedor de sucesso?

Alex Rodrigues: Com certeza! O networking vai contribuir decisivamente para os seus resultados. São as pessoas com quem você conta para poder abrir portas, fazer negócios e ter aprendizado. Um estudo do Sebrae mostra que uma das 10 principais características do empreendedor é o networking. O EMPREENDEDOR NÃO CONSEGUE SOBREVIVER OU CRESCER SEM O NETWORKING.

Konteudos: Geralmente, as teorias da gestão classificam se uma pessoa é empreendedora de fato por meio de suas características ou hábitos. Na sua opinião, quais características um empreendedor deve reunir para ser considerado empreendedor?

Alex Rodrigues: Antes de mais nada, a pessoa precisa ter naturalmente uma inquietude, não pode ficar na zona de conforto. Empreendedorismo é você entregar uma solução para a comunidade. E para isso você sempre vai encontrar dificuldades. Por isso é muito importante você estar disposto a crescer, fazer acontecer e ter um dinamismo no seu cotidiano.

Portanto, você não pode estar na zona de conforto, é preciso ter uma inquietude e um senso de inovação. Mesmo para empresas consolidadas é preciso contar sempre com a inovação para continuar bem posicionada no mercado. O EMPREENDEDOR PRECISA SEMPRE SE REINVENTAR, SER CRIATIVO.

Konteudos: Segundo Stephen Covey, o autor do livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, ser proativo, ter objetivo, começar pelo o que é mais importante, pensar com lógica ganha-ganha, buscar entender antes de ser entendido, criar sinergia e recalibrar quando necessário fazem parte da rotina de pessoas de sucesso. Desses hábitos, quais você também identifica como seus? Quais você acrescentaria?

Alex Rodrigues: A princípio, é importante entender o significado de eficaz. Muitas vezes procedimentos criados dentro de uma empresa que são eficientes, muitas vezes acabam por não ser eficazes quando aplicados em outros cenários. Eu sempre digo isso para a minha equipe: nem sempre uma solução que funciona para um cliente pode ser aplicada para um outro por conta da especificidade da situação.

Nesse sentido é preciso fazer o que é melhor para cada cliente. A meu ver, dentre as características listadas ser proativo é algo que eu prezo bastante. Procuro isso nas minhas contratações. Um exemplo que eu costumo utilizar para saber se a pessoa a ser contratada é proativa é deixar algo irregular para saber se a pessoa consegue identificar e resolver o erro em questão.

Além disso, procuro ser uma pessoa com objetivos traçados. Eu gosto de usar muito o método PDCA ( planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) para me manter sempre alerta. E acredito que todo empreendedor pode utilizar esta ferramenta para verificar a condução dos objetivos e não se perder ao longo do caminho.

Por exemplo, procuro revisitar meus planejamentos a cada três meses para saber se o caminho que estou tomando está de acordo com o planejado.

Outro fator que considero como um HÁBITO DE SUCESSO É A PERSISTÊNCIA INTELIGENTE. É perseverar, persistir naquele objetivo e ao mesmo tempo ser paciente, pois as coisas não acontecem da noite para o dia. A persistência inteligente é entrar no jogo para ganhar. De maneira que preciso dar o meu melhor e saber identificar, em determinadas situações, se realmente vale a pena seguir investindo tempo e esforço no negócio. Não digo para desistir de empreender, mas buscar saídas diferentes para os problemas enfrentados.

Konteudos: Para finalizar, quais as lições aprendidas que você destacaria enquanto empreendedor?

Alex Rodrigues: Para finalizar vou colocar uma lição que aprendi muito enquanto Ceo da Laveco. Além disso tem me ajudado bastante na vida pessoal: A questão da Produtividade. Quando você ouve falar que quer aumentar a produtividade, logo se pensa em produzir mais. No entanto este pensamento é incorreto. PRODUTIVIDADE É VOCÊ TRABALHAR MELHOR, ter um resultado cada vez mais gratificante. O tema da produtividade revoluciona a forma de pensar e de agir. Por exemplo, eu pensava que para produzir mais era preciso trabalhar cada vez mais e tive uma fase que me levou ao extremo. Na qual não respeitava meu lado pessoal e meu espaço mental. Eu entrei naquela onda de quanto mais trabalho mais tenho resultado. E ao contrário disso, você precisa cada vez mais trabalhar melhor e fazer mais com menos. Quando você aprende isso você sente uma grande diferença na parte da organização.

As vantagens de empreender com orientação especializada

Busque orientação de como empreender

Antes de terminar, você que pensa em empreender e nas vantagens de empreender como o Alex Rodrigues, saiba que poder contar com orientação especializada, como a do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma das vantagens de empreender para quem quer dar os primeiros passos no empreendedorismo. Afinal, ajuda o empresário a ter maior assertividade nos negócios, além de aumentar a taxa de “sobrevivência” da empresa, principalmente no início do ciclo de vida do negócio.

De Acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada pelo Sebrae, o setor de microempreendedores individuais (MEI) é o que mais sofre com o índice de mortalidade de negócios nos cinco primeiros anos com 29% do total.

A pesquisa aponta a dificuldade de gestão e conhecimento no ramo com um dos principais ofensores de manter a empresa nos 5 primeiros anos de vida. Além disso a pesquisa aborda dois fatores que influenciam na taxa de mortalidade das empresas. Muitas pessoas tornam-se “empreendedoras” na necessidade, portanto não contam com um plano de negócios estruturado para traçar metas e alcançar objetivos. Isso faz parecer que as vantagens de empreender não existem.

Segundo a pesquisa, um dos fatores que deveria ser considerado uma das vantagens de empreender acaba se tornando um problema: A facilidade maior em abrir e fechar uma Microempresa Individual.

Gostou da entrevista? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.