Estamos cercados de história inspiradoras. No entanto, algumas surpreendem pela sua superação diante das adversidades. Esse é o caso de Rick Chester, o vendedor de água de Copacabana.

Ambulante Rick Chester

Mineiro, criado no Rio de Janeiro, Rick Chester não teve uma vida fácil. Trabalhou desde muito cedo, passando por diversas profissões como: pedreiro, auxiliar de serviços gerais e até mesmo faxineiro.

Sua situação financeira sempre foi complicada. Mas, um dia ele simplesmente decidiu mudar de vida, e o que você verá daqui em diante é simplesmente inspirador.

Quem é Rick Chester?

Como já antecipamos, Rick Chester é um mineiro, criado no Rio de Janeiro, que assim como todo brasileiro passou por inúmeras dificuldades na vida.

Aliás, podemos dizer que Rick Chester é a cara do Brasil. Nascido em condições adversas precisou partir cedo para a luta. Não tinha tempo para estudar, afinal, os serviços pesados consumiam todo o seu tempo.

Entre idas e vindas, apertos e desapertos, Rick Chester foi levando a vida, até que um certo dia decidiu pedir R$ 10 emprestado para um amigo para começar um novo negócio: vender água na praia.

Com o dinheiro, Rick comprou um pouco de água e gelo, e começou a vender em praias como a de Copacabana. Como o giro foi rápido, ele foi ampliando o estoque e aumentando assim o seu poder de compra.

Em pouco tempo, trabalhando nesse formato, o seu lucro começou a atingir cerca de R$ 200,00 por dia. Os tempos de aperto foram ficando para trás, e o sucesso começou a bater na porta de Rick Chester.

Para ajudar outros empreendedores, o mineiro decidiu compartilhar a sua técnica de venda no Youtube. Desse modo, em março de 2018 ele publicou o “vídeo da água” que viralizou na internet, inspirando diversas pessoas a saírem da inércia.

Não demorou para o vendedor de água ser convidado para palestrar em Harvard. Com um discurso apaixonado, ele presenteou o público com 5 lições que todo empreendedor precisa conhecer. Vamos à elas.

Primeira Lição de Rick Chester – Arregace as mangas e trabalhe muito

Seja foda com o vendedor de água Rick Chester

A primeira lição que Rick Chester nos ensina é que todo mundo pode chegar aonde quiser. Não importa se você irá vender água, salgado, ou simplesmente abrir uma pequena empresa, comece.

As oportunidades não vêm de fora. Elas estão, portanto, dentro de você. Não terceirize algo que somente você pode fazer, e sobretudo, não fique adiando os seus sonhos por muito tempo.

Planeje, trabalhe, arrisque e acima de tudo prepare-se para vencer os desafios e identificar as oportunidades que irão aparecer no meio do caminho. Trabalhe duro, dobrado, pois a vitória está na persistência.

Está gostando deste artigo? Então experimente ler este também – Podcast de vendas: os 10 tops do Brasil

Segunda lição – Seja persistente

Segundo Rick Chester, o brasileiro é muito imediatista. Todos são bons vendedores, mas poucos conseguem enxergar além. Se os resultados demoram para aparecer, as pessoas simplesmente desistem.

Quantos simplesmente desabam diante do primeiro obstáculo enfrentado? Além disso, poucos sabem se preparar para momentos difíceis. Quando tudo vai bem, não pensam que a situação pode piorar lá na frente.

Chester acredita que essa falta de visão dificulta o empreendedorismo no país. Para ele “o que vai diferenciar uma pessoa da outra é o que ela está disposta a fazer para chegar ao seu objetivo. Quando fui vítima do desemprego, não fiquei parado”.

Por meio dessa lição, Rick Chester nos mostra que não podemos ficar parados, que precisamos nos mexer e correr atrás dos nossos sonhos. Os artigos “Quer sucesso em vendas, 10 filmes para inspirar” e “Como ser um bom vendedor, dicas importantes” podem te ajudar com isso.

Terceira lição de Rick Chester – Entenda que 20% é venda, 80% é relacionamento

Marketing de relacionamento

Essa é uma lição que está vinculada diretamente a lição anterior. Isso quer dizer que não basta somente focar na venda imediata, é preciso construir um relacionamento com o cliente, visando vendas futuras.

Isso independe se você vende produtos físicos ou digitais. O importante, portanto, é buscar um relacionamento duradouro com o cliente.

Rick Chester conta que quando vendia água na praia desenvolveu um forte relacionamento com seus clientes e fornecedores. Por meio dessa estratégia, ele conseguia vender até quatro vezes mais comparado a seus concorrentes.

Por isso, ele atribui o seu sucesso ao relacionamento duradouro que criava com seus parceiros comerciais, muito mais do que com a capacidade de venda imediata que possuía.

Quarta lição – Adquira conhecimento porque aprender faz toda a diferença

Rick Chester sempre teve uma vida difícil. Por essa razão, quando concluiu o ensino médio precisou optar entre trabalhar e estudar. Sem condições, começou a ralar diariamente, mas nunca deixou de ler em seus momentos livres.

Ele conta que chegava a ler até quatro livros por semana e por isso considera que a leitura foi um dos seus maiores diferenciais. Por meio dela, ele conseguiu evoluir e continuar se preparando para a vida.

Rick conta que o conhecimento foi fundamental para prepará-lo para enfrentar qualquer desafio que vinha a surgir. Por isso, ele é bem claro em suas palestras dizendo “Estude, atualize-se e aprenda coisas novas todos os dias.”

Quinta lição de Rick Chester – Nunca desista, e nunca esqueça disso

Rick Chester ambulante e palestrante em Harvard

Paciência. Essa é a palavra-chave para todo mundo que já é empreendedor ou que deseja iniciar o seu próprio negócio.

É comum, no entanto, muita gente jogar tudo para o alto, justificar e encontrar sempre um culpado por não ter conseguido seguir adiante em suas metas.

Ninguém terá sucesso desistindo diante do primeiro obstáculo que aparece. Ter persistência é fundamental para chegar aonde se quer. Arrisque e não tenha medo de tentar quantas vezes forem necessárias.

A vida, nem sempre segue do jeito que queremos, o caminho nem sempre é fácil, os espinhos às vezes são bem dolorosos, mas para quem persistir e superar, certamente a conquista terá um sabor diferente.

De acordo com Rick Chester “A vida vai te jogar no chão, mas você precisa aprender a se levantar quantas vezes forem necessárias”. É difícil? Sim. Dá vontade de desistir? Sim. Mas, o importante é não sucumbir, e seguir em frente com o seu objetivo em mente.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa história inspiradora? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa notícia com seus amigos nas redes sociais.

Leia também: Mr. Selfridge: lições de empreendedorismo de um gênio nos negócios