Por Diego Infanti – Antes de mais nada, se há uma lição a ser aprendida no filme o menino que descobriu o vento para os empreendedores é: O lugar onde você nasceu não determina quem você vai se tornar.

O filme o menino que descobriu o vento é uma adaptação da história de William Kamkwamba, um menino africano, nascido em Malawi que encontra nos estudos a fonte de inspiração necessária para ajudar seu pai, um agricultor de um vilarejo, superar a perda de uma colheita devido intensas chuvas, seguido por um período prolongado de estiagem.   

William Kamkwamba é o menino que descobriu o vento

O longa aborda como tema central a educação como forma de superar barreiras e transformar a vida das pessoas. O personagem central é incentivado por seus familiares a frequentar as aulas na escola do vilarejo, mesmo sem tantos recursos para estudar.  Neste momento aparece a primeira dificuldade a ser superada: O pai de William precisa pagar o semestre no início do ano letivo para que o menino possa frequentar a escola.

Com pouco dinheiro a família não consegue fazer o pagamento do semestre, devido à espera pela venda da colheita.

Empreendedorismo em o menino que descobriu o vento

A turbina eólica tema de o menino que descobriu o vento

A partir de então William Kamkwamba começa a frequentar as aulas escondido e a estudar sem que ninguém saiba na biblioteca da escola. Além disso, frequenta as aulas do professor de ciências, namorado de sua irmã. Mesmo se esforçando tanto, o menino precisa estudar durante a noite para recuperar as matérias que não pode assistir na escola. Entretanto a família não possui combustível suficiente para o lampião que ilumina a casa durante a noite.  Com esse problema para resolver, o menino procura soluções. Até que percebe que a saída pode estar no farol da bicicleta de seu professor de ciências, que acende a cada pedalada e ilumina o trajeto à noite.

A fim de descobrir como o mecanismo da bicicleta funciona questiona em uma das aulas de ciências: como é possível que a luz acenda ao pedalar? O professor explica que a luz é gerada através do dínamo presente na bicicleta. Desta forma, ao pedalar, o atrito se transforma em energia.

Com esta informação, o menino começa a estudar sobre energia secretamente.

Leia também: Empreendedores: 10 Lições de Walt antes do Mickey!

Motivação empreendedora

A motivação inicial do personagem em o menino que descobriu o vento é a mesma de muitos empreendedores: Como resolver um problema. Neste caso a falta de luz durante a noite motivou William Kamkwamba estudar e buscar soluções com as ferramentas que tinha. Com isso criar um protótipo que pudesse gerar luz durante a noite

No desenrolar do filme a família de Kamkwamba sofre com uma tempestade que arrasa com a colheita. Assim, sem dinheiro e sem comida para sobreviver, William Kamkwamba se vê obrigado a pensar em como ajudar a família a sair daquela situação.

E como o protagonista de o menino que descobriu o vento já tinha começado a estudar sobre energia na biblioteca da escola, descobre, então, o potencial da energia eólica.

De sonho à ideia em ação

William Kamkwamba e a sua ideia empreendedora

Ao contrário do ditado popular que diz que “depois da tempestade vem a bonança”, depois da tempestade veio a seca e a fome. E foi justamente isso que fez com que William Kamkwamba transformasse uma dificuldade em oportunidade.

Com o conhecimento adquirido nos livros, juntamente com sucatas retiradas de um ferro-velho, o personagem de o menino que descobriu o vento aprendeu a construir uma turbina eólica improvisada.

A ideia se baseou em construir um pequeno sistema de irrigação. Um sistema que fizesse uma bomba d’água irrigar o solo nos períodos de estiagem para que sua família e seu vilarejo pudessem plantar durante o ano.

Ao longo da narrativa William se depara com situações que o desencorajam a seguir em frente. Como por exemplo, ter que superar a desconfiança dos vizinhos ou o pessimismo do pai frente ao engenho desenhado. Além disso, se depara com a falta de recursos básicos para fazer o sistema funcionar. Além disso, tem que convencer o pai a ceder a bicicleta, único meio de transporte da família, para que pudesse usar a roda e o quadro para desenvolver a engenhoca.

Como resultado, após muito esforço e com ajuda das pessoas que conseguiu convencer ao longo da jornada, William Kamkwamba consegue provar que as horas de estudo, a curiosidade e a perseverança valeram a pena: A bomba d’água começa a funcionar e o sistema irriga o solo seco, possibilitando assim a plantação.

Lições para empreendedores

William Kamkwamba com o diploma da faculdade

O longa o menino que descobriu o vento mostra que, independente das dificuldades apresentadas, uma característica foi determinante para o sucesso de William Kamkwamba: a persistência. Tudo que um empreendedor precisa ter para vencer as barreiras ao longo do caminho.

Além disso, outra característica apresentada no filme é a sede pelo conhecimento, por aprender. Em outras palavras, buscar aprendizado foi fundamental para o sucesso da empreitada. Nesse sentido, podemos traçar um paralelo com o empreendedor, que precisa ter a curiosidade aguçada e ser perspicaz para superar as deficiências técnicas, ir além, pensar fora da caixa. A oportunidade de transformar a vida do vilarejo sempre esteve ao alcance de todos. Entretanto, foi necessário conhecimento técnico e sensibilidade aguçada para que a ideia inovadora fosse posta em prática.

Leia também: Jack Ma: de professor de inglês a fundador da Alibaba

Também podemos relacionar o empreendedorismo ao filme quando William Kamkwamba precisa convencer os demais sobre a viabilidade daquela ideia. Bem como, convencer o próprio pai em contribuir com a bicicleta, único meio de transporte da família.  

Nesse sentido, quantas vezes o empreendedor é desmotivado em colocar sua ideia na prática por ter que convencer o mundo e nem sempre ter o apoio e a credibilidade necessária? Quanta perseverança é preciso ter para que as pessoas acreditem em uma ideia empreendedora. Além disso, o empreendedor precisa mostrar resultado, para comprovar que o seu conceito pode ser um sucesso e pode ser um negócio.

William Kamkwamba: O menino que descobriu o vento

Livro sobre a vida de William Kamkwamba

A história de o menino que descobriu o vento correu o mundo muito antes de chegar ao catálogo da Nextflix. A invenção de William Kamkwamba foi contada em um artigo do jornal  The Daily Times, no meio da década de 2000. No qual já destacava a criatividade do menino para resolver o problema da seca enfrentada pelo vilarejo no qual ele vivia.

Entretanto, seu nome explodiu internacionalmente depois de sua participação no TED, um dos mais famosos programas de conferências com pessoas que têm histórias inspiradoras, realizado na Tanzânia em 2007.

A partir de então a obra de William Kamkwamba vem rompendo barreiras, conquistando e inspirando pessoas.O filme é inspirado no livro homônimo, lançado em 2009.

A revista TIME classificou Kamkwamba, em 2013, como uma das “30 pessoas com menos de 30 anos mudando o mundo”.  

Já no ano de 2014 recebeu um diploma de Bacharel em Estudos Ambientais do Dartmouth College, em Hanover nos Estados Unidos.

 Gostou da matéria? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.