Antes de mais nada, uma questão relevante para os empreendedores é como atrair novos clientes e aumentar as vendas? Ainda mais neste período em que novos hábitos foram adquiridos ao longo do último ano com a pandemia de Coronavírus.

Neste cenário, muitas empresas precisaram se reformular. Mudar seu modelo de negócio para conseguirem se sobressair e manter o faturamento. Muitos empreendimentos mudaram seu formato do ambiente físico para o digital e enfrentaram grandes desafios neste panorama. Além disso precisaram pensar como atrair novos clientes e aumentar as vendas em um cenário novo e de incertezas.

Dicas de como atrair novos clientes

Com o avanço da vacinação e a mudança progressiva dos cenários de restrições a vida parece estar voltando ao normal. Porém para os empreendedores alguns desafios permanecem, como por exemplo: Como atrair novos clientes para manter e aumentar as vendas? Qual perfil desse consumidor? Como será essa relação entre empresa e consumidor a partir da retomada do cotidiano? As empresas que investiram no digital ganharam terreno e continuarão crescendo.

Perfil do consumidor durante a pandemia

O novo perfil do consumidor no Brasil

Com a finalidade de observar a mudança nos hábitos do consumidor durante a pandemia, além de alertar os empreendedores para o novo perfil dos consumidores, a  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou o estudo Transitório ou permanente: a pandemia e o novo comportamento do consumidor.

 O estudo indica a nova tendência no comportamento dos consumidores. Além disso, aponta o modo de como as pessoas passaram a se relacionar com os serviços ofertados pelas empresas. Bem como, a conscientização da qualidade de vida e a adoção do home office.

No levantamento pontos interessantes são destacados. Por exemplo, a preferência por serviços que ofertem serviços com delivery. Inicialmente, no auge da pandemia o delivery foi muito utilizado por clientes, evitando assim o deslocamento ou exposição. Portanto o serviço delivery é apontado como uma tendência. Com isso, sai na frente o empreendedor que contar com este tipo de comodidade ao cliente.

Da mesma forma, o estudo destaca que os serviços ofertados dentro do próprio bairro ganharam a preferência dos clientes. Nesse sentido, por contarem com menores deslocamentos e espaços com menos chance de aglomeração, os serviços dentro do bairro ganharam espaço e devem ser tendências para quem deseja ofertar serviços.

Além disso, o home office é destacado como o principal legado deixado pela pandemia. Segundo o estudo, foi possível perceber uma saída das pessoas das grandes cidades, buscando outros locais com menor circulação de pessoas para morar. Bem como as empresas, que precisaram se adaptar à nova realidade com a gestão à distância e novas formas de trabalho.

Então…

Como atrair novos clientes e aumentar as vendas de forma eficiente?

De olho nestas questões a Konteudos preparou 13 dicas que facilitarão seu caminho para se destacar frente à concorrência e aumentar suas vendas:

1. Entregue valor

A estratégia de valor para o negócio

De início, quando se trata de aumentar sua carteira de clientes, não há melhor estratégia do que entregar um valor real e genuíno para o cliente. Desta forma proponha que os clientes utilizem o seu negócio, fiquem por perto, conversem e recomendem você pela qualidade que seu produto entrega.

Pense na Apple. Poucas empresas têm seguidores tão numerosos e leais. A Apple faz grandes coisas com publicidade e branding. Entretanto no final, os produtos que a marca oferta são bons. Isto é, de qualidade, inovadores e fáceis de usar. A aquisição de clientes é um ciclo. Portanto uma vez que você está nele, você é ouro.

2. Tenha um discurso

Na maioria dos casos, as pessoas desejam um especialista em determinado assunto. Portanto, definir-se como especialista do setor é uma forma decisiva de criar demanda. Além disso, é a chave de como atrair novos clientes para o seu negócio. Fazer um discurso adequado é uma das maneiras mais fáceis de mostrar seus conhecimentos.

Como fazer isso? Fale sobre o que você faz e sabe. A partir de então as pessoas começarão a vê-lo como uma fonte de conhecimento.

Além da credibilidade nas ruas, os eventos também são uma ótima forma de rede. Por enquanto, esqueça a era da internet, ainda não há maneira melhor de conhecer e se conectar com as pessoas do que pessoalmente, cara a cara.

Sejam clientes ou contatos em potencial, conectar-se com as pessoas é muito importante.

Leia também: Negócio de sucesso: 15 dicas para ter um

 3. Promova sua experiência

Antes de qualquer coisa, gere interesse! Essa é uma dica para quem deseja saber como atrair novos clientes. De qual forma? Publicando sua experiência em seu setor. Por isso é importante participar de painéis de discussão do setor ou webinars on-line, falar em eventos do setor ou para grupos aos quais seus clientes-alvo pertencem. Além disso você pode realizar sessões educacionais ou workshops. Assim irá impressionar novos clientes em potencial com sua experiência no assunto.

4. Fidelize seus clientes

Como realizar contato com novos clientes

Fidelizar nada mais é que criar motivos para seus clientes sempre voltarem. Por exemplo, imagine que você tenha uma empresa de instalação de ar condicionado e que precisa fidelizar clientes. A questão é: como fazer isso já que depois do ar condicionado instalado o serviço acabou? Simples, avise ao cliente que em 12 meses entrará em contato para fazer a manutenção preventiva.

E se você não tem uma empresa de instalação de ar condicionado, não importa, traga essa estratégia para o universo do seu mercado.

 5. Dê Algo para conseguir dados

Como assim? Dê algo, GRATUITAMENTE!

Antes de tudo, nada melhor do que um “presente” para atrair novos consumidores. Seja um teste gratuito de seu produto ou serviço, cupons de desconto ou qualquer outra coisa criativa. Ofereça algo de graça às pessoas. Lembre-se de que seus produtos e serviços são incríveis. Você só precisa fazer as pessoas experimentarem.

Pessoas adoram coisas gratuitas. Sabe quando um empreendimento novo vai ser lançado e as construtoras dão vinho, barris de cerveja, pipoca e assim por diante? Então, é para envolver, criar um laço a ponto do possível cliente pelo o menos dar os dados. Dados de uma pessoa são a coisa mais valiosa que uma empresa pode conseguir.

Então, dê algo antes de conseguir algo.

 6. Crie promoções

Como atrair novos clientes com promoção

De início, crie ofertas 2 por 1, “compre um, ganhe outro de graça” ou “traga um amigo” para fazer com que seus “clientes regulares” apresentem seus negócios a novos clientes.

Por exemplo, um restaurante pode oferecer “Convide um amigo para experimentar nossos novos especiais de happy hour!” para desta forma permitir que os clientes saibam que você deseja apresentar sua empresa a uma base de clientes mais ampla.

7. Divulgue que você cuida de seus clientes

Antes de mais nada, os consumidores querem saber que cuidarão deles. Eles querem sentir que não são apenas um cifrão. Uma maneira confiável de atrair novos clientes é mostrar a eles como você cuida bem de seus clientes atuais.

Como exemplo usaremos a história de Pedro: Ele é dono de uma pequena corretora no interior do Brasil. Ele tem um faturamento alto e uma vasta carteira de clientes. Como? Ele dirá que sempre que ganha um novo cliente, ele visita seus vizinhos. Parece estranho?

Pois bem, veja a estratégia utilizada: Pedro se apresenta aos vizinhos. E então, pede que guardem suas informações de contato porque “se algo acontecer enquanto seus vizinhos estiverem de férias ou fora de casa, você poderá ligar.

Desta forma ele mostra uma preocupação genuína com seus clientes e comunica essa preocupação aos vizinhos.

Portanto na próxima vez que esses vizinhos que foram contatados precisarem de um seguro Pedro tem grande chance de ser a primeira escolha.

A chave aqui é que Pedro não está vendendo para os vizinhos. Ele garante que saibam o quanto ele se preocupa com seus clientes, Entretanto isso parece sincero no processo.  Essa é uma ótima dica de como atrair novos clientes e aumentar as vendas. Seja lembrado!

Leia também: Como vender qualquer coisa a qualquer um

8. Deixe a mídia social ajudá-lo a atrair novos clientes

Como atrair novos clientes com a mídia social

Quando se trata de mídia social os benefícios são grandes demais para serem ignorados. Porém, há a necessidade de estar onde o seu público está ou de atraí-lo até você.

A princípio, identifique quais redes sociais são mais adequadas para sua empresa. Por exemplo, se você fabrica camisetas, provavelmente o Instagram lhe dará muito mais retorno que o Linked In. Mas se você for uma empresa de consultoria, o LinkedIn pode dar muito mais retorno que o Instagram. Se sua empresa é uma escola de idiomas, o Tik Tok pode ser seu grande pulo do gato, oferecendo dicas e atraindo público qualificado. Enfim, não importa qual, as redes sociais sempre podem fazer muito por um negócio. É só investir nas certas e de maneira correta.

9. Combine diferentes ações de marketing

Como atrair novos clientes com estratégias de marketing

Antes de mais nada, não existe uma maneira certa de construir sua base de clientes. Clientes diferentes reagirão de maneira diferente à mesma campanha de marketing. O ideal é usar uma variedade de ações para alcançar seu público.

O que pode te ajudar a minimizar os erros é fazer um planejamento estratégico de marketing. Afinal você entenderá seus concorrentes e conseguirá desenhar um plano com diferentes ações para enfrentá-los baseando-se em dados e não em intuição.

E não esqueça, para saber se está no caminho certo tem que medir cada ação. Sem mensurar não tem como gerenciar.

10. Prepare sua empresa para a pesquisa orgânica

A importância do SEO nas estratégias de marketing

O Google, hoje, processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Sim, você leu certo! Um total de T1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.

Então, você tem que fazer de tudo para aparecer nessas pesquisas. E para isso acontecer, não basta você ter um bom produto ou serviço. Seu site precisa ter um posicionamento online claro e estar otimizado, seu conteúdo precisa estar otimizado, você precisa estar preparado para receber tráfego orgânico.

Leia também: Como gerar tráfego para site: 25 ideias para aplicar

11. Faça parcerias

De início, chegar ao seu público parece difícil. Então encontre alguém para ajudá-lo! Desta forma, promover uma parceria com outra empresa abre toda uma nova perspectiva de como atrair novos clientes.

A promoção cruzada ajuda você a explorar a base de clientes. Apenas certifique-se de escolher uma empresa cujos clientes estejam em seu mercado-alvo.

Procure participar de eventos e empresas que têm sinergia com o seu negócio para aumentar seu número de clientes.

12. Organize um evento

Em qualquer estado, cidade, município, há grupos em busca de um espaço para realizar suas reuniões e eventos. De maneira que se oferecer para ser esse espaço, você pode trazer um número específico de clientes que fazem parte do grupo.

Nesse sentido, se você oferece sua cafeteria a um clube do livro local para suas reuniões mensais, por exemplo, quais são as chances de a maioria deles comprar uma xícara? Grande chance, certo? Essa é a lógica por trás do marketing de eventos. Basta adequar sua necessidade com a de seu público.

Entrando na comunidade desta forma, e trazendo-a até você, é uma ótima maneira de conseguir mais negócios e fazer com que o boca a boca circule.

 Você não tem um escritório? Junte-se a outra empresa que tenha um espaço e seja coanfitrião do evento. Além disso, você pode hospedar um evento virtual ou ainda ter um evento ao ar livre.

De maneira que ao se aproximar das pessoas e divulgar sua empresa é uma grande publicidade.

13. Ofereça descontos e incentivos apenas para novos clientes.

Como atrair novos clientes com desconto

Realize ofertas introdutórias, como um curso de duas semanas em seu estúdio de pilates por um valor promocional. Desta forma, você pode atrair clientes curiosos para sua porta, fornecendo uma maneira de baixo risco de experimentar seus produtos ou serviços.

Portanto, rastreie quais clientes resgatam a oferta especial. A partir disso, direcione-os com uma mensagem de marketing que os incentive a continuar comprando de você.

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