Por Diego Infanti – Em um mundo cada vez mais conectado onde personalidades e empresas disputam audiência e atenção de milhões de seguidores nas redes sociais na busca de transformar “likes” e visualizações em dinheiro, conseguem melhores resultados pessoas e organizações capazes de influenciar o mercado através de uma marca pessoal forte que gere valor para o público.   

Mas afinal, o que é Marca pessoal? Uma frase de Jeff Bezos, CEO da Amazon, define de maneira simples este conceito: “Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala.”. Isto é, a percepção que o seu público tem sobre você. Seja durante uma entrevista de emprego, uma live nas redes sociais, um bate papo com os amigos, você transmite uma imagem. Assim, quando há uma conexão entre o que você diz e suas ações inicia-se o processo de descoberta de uma marca pessoal consistente. Com isso você atrai e influencia pessoas, pois essas atribuem valor e se identificam com a sua pessoa. 

A importância da marca pessoal com Daniela Bacelar
Daniela Bacelar

Atualmente muitas personalidades e empreendedores acreditam que para atrair audiência basta expor sua marca na rede social e tentar atingir o maior número de pessoas. Entretanto esse é um dos principais erros ao iniciar o processo de gestão da marca pessoal.

A gestão da marca pessoal, enquanto individuo, deve-se iniciar pelo autoconhecimento. Antes de existir uma empresa, existem pessoas. Portanto, enquanto empreendedor, deve-se realizar uma análise profunda para se conhecer, saber quais seus anseios, suas vontades, seus valores, o que te move, qual o seu propósito… A partir disso conseguir externar essa imagem. De maneira que, com consciência plena de seus talentos e habilidades, seja possível descobrir o seu propósito e se posicionar perante seu público.

O propósito e a gestão de marca para empresas

A gestão de marca nas empresas

A reputação, o propósito e o posicionamento das marcas perante as pessoas têm ganho cada vez mais relevância para as empresas na gestão dos negócios. É o que mostra a pesquisa PPI – Purpose Premium Index realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados em parceria com a InPress Porter Novelli em sua primeira edição adaptada para realidade das empresas brasileiras.

De acordo com o estudo, 90% dos entrevistados confiam muito mais em empresas que mostram ter propósitos frente à sociedade. Além disso, 88% das pessoas responderam que preferem adquirir produtos e serviços de empresas que defendem valores para além dos lucros. Já 74% dos respondentes disseram que costumam pesquisar sobre empresas e organizações antes de decidir pela compra.

A pesquisa contou com 3900 participantes que avaliaram 100 empresas sob uma perspectiva que relaciona reputação e proposito dessas organizações frente aos brasileiros. Além disso a metodologia de estudo já foi aplicada em diversos países como por exemplo, Austrália e Estados Unidos.

A marca pessoal ou personal branding deve ser pensada como um processo de busca pelo autoconhecimento, movido pelo propósito. Ao se conhecer você consegue definir melhor sua imagem e seu posicionamento no mundo gerando autoridade perante sua audiência e assim agregar valor e passar de maneira mais clara sua mensagem. Ao se comunicar de maneira mais eficiente seus objetivos ficam mais próximos de serem alcançados. Desta forma você consegue aliar seu propósito e sua missão. Além disso, com um bom planejamento e definição de metas e objetivos consegue desenvolver sua marca pessoal e influenciar cada vez mais pessoas.

Como descobrir uma Marca pessoal de sucesso

O autoconhecimento e a marca pessoal
Daniela Bacelar

Acima de tudo, marca pessoal refere-se ao seu “eu” e como você se desenvolve ao longo da vida para potencializar seus talentos e habilidades a fim de conseguir atingir seus objetivos, seja na vida pessoal ou profissional. Mas afinal como descobrir o seu propósito? Como se conhecer? De qual forma externalizar sua imagem interior e suas atitudes para conseguir influenciar pessoas e posicionar-se no mundo? De que maneira agregar valor à sua imagem?

Com tantas questões para pensar fica difícil saber por onde começar a trilhar este caminho. Para ajudar você a desenvolver e potencializar sua marca pessoal,  a Konteudos entrevistou Daniela Bacelar, idealizadora e organizadora do Projeto Livros que marcam com o Livro “Encontre sua Marca Vol I” Além disso, Daniela também é criadora do método  “PFDI – Plano de Projeção  Posicionamento, Fortalecimento  Destaque de Imagem e  Gestão da Marca Pessoal.

Acompanhe!

 Konteudos: O livro “Encontre sua marca” é escrito com a colaboração de 34 profissionais das mais diferentes áreas com o intuito de encontrar e reforçar sua marca pessoal. A ideia do livro surgiu de alguma lacuna que você como idealizadora percebeu ao longo de sua carreira? Como foi o processo de concepção da obra?

Daniela Bacelar: O livro “Encontre sua Marca” foi construído em 11 meses, durante a pandemia. Além de escritora tenho outras atividades profissionais. De maneira que anteriormente saia muito e minha mãe enfrentava um problema de saúde no qual eu não poderia mais ficar me locomovendo diariamente. A partir de então comecei a fazer lives e o livro surgiu de uma ideia que tive: Pegar as lives e transformar em um livro. Além disso, percebi ao longo dos anos de estudo que o personal branding é carente de livros com exemplos atuais. Com isso, convidei os demais autores para compartilhar sua experiência E deu muito certo! Inicialmente as lives eram solidárias. De maneira que houve grande adesão ao livro. No “encontre sua marca” tenho o intuito de impactar vidas através do conteúdo.

Neste período de construção do livro passei por um acontecimento muito marcante: o falecimento de minha mãe. De maneira que concluir este projeto foi uma motivação extra para que eu mantivesse o propósito. Tenho o pensamento que é importante traçar objetivos e alcançá-los. Mas. o mais impactante é a pessoa em que você se transforma ao longo deste processo.

Konteudos: No livro “Encontre sua marca” Você aborda que todas as pessoas possuem um potencial latente e grandioso. E que através do propósito é possível encontrar um caminho para alcançar todos os objetivos, sejam eles, na profissão ou na vida pessoal. Além disso, diz que propósito é algo que permeia sua vida. Nesse sentido, como uma pessoa pode identificar o seu propósito? Quais ferramentas pode utilizar para conseguir externalizar o seu propósito e assim encontrar sua marca pessoal?

Daniela Bacelar: Por exemplo: Eu tenho uma filha, se eu a direciono com a seguinte observação: Você precisa ser médica. Instintivamente, ela acaba por assumir que ela realmente precisa cursar medicina. Entretanto neste momento não levei em consideração a vontade dela. Ela poderia escolher outra carreira. De maneira que ela não exercerá a medicina sendo como um propósito dela. O propósito de vida é você ser pago para ser feliz porque você está fazendo algo que te faz sentido. Não apenas pelo motivo de ser pago para desempenhar a profissão. Você impactará a vida de uma outra pessoa. Essa é uma das características da marca pessoal. Achar o seu propósito e que fará diferença na vida de outras pessoas.

Além disso muitas pessoas acreditam que marca pessoal é apenas você cuidar das redes sociais ou ter uma logo marca e não é bem assim.

A gestão da marca pessoal é um processo que se inicia com diversas ferramentas, entre elas a consultoria. Na gestão da marca pessoal utiliza-se ferramentas para promover o autoconhecimento. Isto é: onde você está? Aonde você quer chegar? Qual sua meta? Essas questões vão permear e te ajudar a definir qual seu público. Com isso você consegue desenhar uma estratégia com o seu público-alvo. A partir de então você pode pensar em criar uma rede social, que irá conectar por meio do seu propósito com sua audiência.

Portanto gestão de marca pessoal é um processo que estará sempre alinhado com o seu propósito, além de demandar planejamento que é essencial para quem deseja ter sucesso na descoberta da marca pessoal.

Leia também: Comportamento empreendedor: lições do filme “À procura da felicidade”

Konteudos: Você discorre no livro que o seu propósito é ajudar as pessoas a encontrar sua marca. E que utiliza a mentoria como forma de realizar o seu propósito. Nesse sentido, como o livro ajuda as pessoas a encontrar sua marca pessoal e trabalhar em para construir uma imagem que transpareça a verdade e o autoconhecimento ?

Daniela Bacelar: O livro é construído como um caminho. De maneira que a pessoa conseguirá enxergar os pilares para encontrar a sua marca pessoal. No “Encontre a sua marca” contamos com a experiência de outros autores que ajudam a construir esse caminho de descoberta das pessoas. Além disso auxilia as pessoas em maximizar sua marca pessoal.

Para desta forma potencializar suas carreiras e seus negócios. Nesse sentido, acredito que compartilhar conteúdo é colaborar com o saber. Uma iniciativa que exemplifica essa visão: Estamos doando o “Encontre sua marca” para bibliotecas de grandes faculdades.

Konteudos: Você salienta que o propósito deve estar alinhado com a missão. Como o empreendedor consegue diferenciar o propósito da missão em uma empresa? Quais os passos que as pessoas e empresas devem seguir para alinhar o propósito e a missão?

Valores do empreendedor como marca pessoal
Daniela Bacelar

Daniela Bacelar: A missão deve estar sempre alinhada com seu propósito. Muitas pessoas pensam que a missão de uma empresa deve ser diferente da sua missão pessoal, e não é assim. De modo que a missão de uma empresa deve transparecer as atitudes e desejos dos indivíduos que nela trabalham. Por isso é importante saber qual o seu propósito. Quando você transforma trabalho em missão, emprego em realização e projeto em desafio de vida, você consegue alinhar a missão de uma empresa com a sua marca pessoal e o seu propósito.

Konteudos: Você descreve os 5 passos para alinhamento do propósito. Que vai desde o autoconhecimento (Fonte interior) até a visibilidade constante, que é como nós construímos e projetamos socialmente. Como são esses 5 passos? Qual deles você considera que as pessoas e empreendedores devem estar mais atentos para conseguir encontrar sua marca?

Encontre sua marca Livro de Daniela Bacelar
Daniela Bacelar

Daniela Bacelar:

Primeiro passo – O primeiro passo é o autoconhecimento. É realmente se autoconhecer, saber para onde você vai, aonde você deseja chegar e o porquê.

Segundo passo – No segundo passo temos a consciência plena, que ocorre no momento que você é intencional. Por exemplo, sou uma profissional da saúde e utilizo uma unha de fibra de vidro, grande e colorida e utilizo minhas redes sociais para fazer lives. De modo que faço as interações com meu público com aquele adereço que dispersa minha audiência, pois chama muita atenção. Qual a percepção que você tem? Neste sentido,  estou errando ao tentar ser intencional com minha audiência, pois sou uma profissional da saúde, então preciso passar uma imagem mais “limpa”, menos chamativa, para que meu conteúdo seja mais relevante que a minha imagem, pois a unha, neste caso, acaba criando um ruído na intencionalidade que desejo despertar em meu público. Portanto, tudo que você for fazer é necessário ser intencional com a sua audiência”, ressalta Daniela.

Terceiro passo – O terceiro passo são os objetivos traçados. “Ao adotar uma imagem mais neutra eu consigo despertar o interesse pelo conteúdo apresentado que é o desejo da minha audiência”.

Quarto passo – O quarto passo é como se posicionar. “Através de uma imagem clara e objetiva a pessoa consegue se posicionar para sua audiência por meio dos seus talentos.

Quinto passo – O quinto passo é a visibilidade que te ajuda a transmitir sua marca pessoal.

Konteudos: Você menciona o autoconhecimento como a chave para potencializar o seu propósito e encontrar a sua marca. Nesse sentido, quais ferramentas os empreendedores podem utilizar para iniciar o processo de autoconhecimento que leve a potencializar sua marca e se posicionar diante de sua audiência e seu mercado?

Daniela Bacelar: As pessoas podem ler livros sobre o assunto, assistir filmes, assistir materiais em vídeo e fazer teste de mapeamento comportamental.

Faça também: Quiz de personalidade

Konteudos: Em um dos capítulos Paulo Moreti, um dos autores, aborda o personal branding, ele ressalta que atualmente as pessoas apenas reproduzem modelos personificados em outras pessoas e acabam esquecendo-se das habilidades que diferenciam os indivíduos. Ele ressalta que não há receita para alcançar essa marca. E sim um processo de autoconhecimento. Para você, como os empreendedores podem fazer para transmitir seus valores de maneira evidente ao mercado, tornando-se assim um diferencial nesse mundo globalizado e concorrido?

A importância de descobrir o propósito na vida
Daniela Bacelar

Daniela Bacelar: Nesse mundo globalizado muitas pessoas querem ser outras, se apropriar de suas habilidades. Entretanto, você enquanto individuo não possui as mesmas características. De maneira que isso não se sustenta. Por exemplo quando alguém se intitula especialista em alguma área que na verdade não é. “Nesse sentido, se eu for exigido nesta habilidade que eu falei que possuía, vou falhar, então isso não se sustenta. De modo que essa marca pessoal apresenta um ruído, pois ela não é verdadeira e nisso sua credibilidade foi perdida. Esse é um valor que eu tenho na minha marca pessoal: Sustentar suas habilidades por meio da verdade. A verdadeira marca pessoal você não precisa falar. A sua audiência irá perceber por meio de suas ações os seus valores e propósitos”.

Konteudos: Em resumo, como construir sua marca pessoal?

Daniela Bacelar: “Não se constrói uma marca pessoal, se descobre. Pois não construímos pessoas, você já nasce com a sua marca. Então você descobre ou encontra uma marca pessoal. O que buscamos construir são marcas corporativas”.

Konteudos: Já que uma marca pessoal não se constrói, então, como empreendedores podem potencializar sua marca pessoal e consequentemente corporativa?

Daniela Bacelar: De início valorize a sua história. Com isso busque seu autoconhecimento e por último busque externalizar o seu projeto. Tudo tende a dar certo! Seja autêntico e verdadeiro. Expresse a sua marca através do seu potencial”.

Gostou da entrevista? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.