Encontrar maneiras de gerar tráfego para site é importante para que você possa atrair uma maior quantidade de pessoas. E, assim, aumentar o alcance do seu negócio.

Como gerar tráfego para site

O grande problema é que a maior parte das pessoas não faz ideia nenhuma de como isso é possível. Logo, isso as leva a não conseguirem se destacar no mercado.

Por conta disso, seguem 25 ideias para você aplicar e conseguir gerar uma boa quantidade de tráfego para site da sua empresa.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para aprender a como conseguir mudar o panorama do seu negócio na internet!

25 ideias para gerar tráfego para site

A partir de agora, em cada um dos próximos tópicos, você vai aprender a como gerar tráfego para site com qualidade. O que vai aumentar muito as suas conversões.

Acompanhe!

1- Use anúncios pagos para gerar tráfego para site

A primeira ideia de como gerar tráfego para site é usando os anúncios pagos, seja dentro do Google ou nas Redes Sociais.

Essa é uma opção excelente não só para atrair visitantes até o seu endereço virtual, mas também para gerar vendas mais rápido.

Mas saiba que apesar de os resultados virem mais instantaneamente, a campanha é efêmera. Seu anúncio dura pelo tempo que durar a verba investida. É como o combustível, acabou tem que repor.

Portanto, é muito importante que meça os resultados para entender quanto está saindo a aquisição de cada cliente. Dessa forma, você consegue avaliar se o investimento está valendo à pena ou se é necessário mudar a estratégia.

2- Faça uso de diversos formatos de conteúdo

Usar o marketing de conteúdo é uma ideia excelente para conseguir gerar tráfego para site. Apesar de seu resultado ser de médio/longo prazo, não é efêmero. O conteúdo que você publica é uma porta “permanente” para o site de sua empresa. Mas não há uma fórmula única para alcançar o sucesso com essa estratégia.

Leia também: Marketing de Conteúdo: plano estratégico em 9 passos

Sendo assim, você deve misturar os mais diversos formatos de conteúdo, de modo que seja possível torná-lo atraente para os mais diferentes tipos de usuários.

Conteúdo para gerar tráfego para site

O que isso quer dizer é que você pode publicar artigos para blogs, criar vídeos curtos ou fazer ainda uso de infográficos. Tudo para informar ao máximo seu público.

3- Aposte em títulos irresistíveis

Apesar de ainda haver pessoas que não dão a devida atenção aos títulos, eles são uma parte imprescindível de qualquer conteúdo.

É por isso mesmo que você deve apostar em títulos irresistíveis, que ajudem a atrair as pessoas. Para que seja possível o seu conteúdo ser mais notado pelos potenciais clientes.

Dominar a arte da escrita de títulos irresistíveis vai gerar um aumento considerável na quantidade de tráfego que você irá atrair para o seu site.

4- Aposte na socialização

Você precisa focar em escrever conteúdos bons e em formatos diversos, mas também deve ser proativo para garantir que eles vão chegar a mais pessoas.

O jeito certo de fazer isso é usando dos diversos canais de mídias sociais para realizar a promoção dos seus conteúdos. Como é o caso das redes sociais Instagram e Facebook.

Elas serão muito importantes para aumentar o alcance do que você está produzindo e trazer retornos excelentes.

5- Faça a segmentação de palavras-chave de cauda longa

Um erro comum é a escolha de palavras-chave de cauda curta ou genéricas, que acabam dificultando um ranqueamento qualificado dentro do Google.

As palavras-chave de cauda longa ajudam a segmentar melhor o público-alvo, além de serem a maioria em termos de utilização dentro das pesquisas na internet.

Isso significa que fazer uso delas será muito importante para melhorar os seus resultados dentro dos buscadores, alcançando um público mais qualificado.

Por exemplo, imagine uma loja que venda calças jeans para mulheres que vestem numeração acima de 46. Agora imagine que essa loja precise fazer um texto para para divulgar essa linha de produto. Qual deveria ser a palavra-chave para atrair o público correto?

É claro que é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave antes de qualquer coisa. Mas de antemão é possível dizer que ” calça jeans feminina plus size” é melhor que “calça jeans feminina” ou “calça jeans”.

6- Faça a otimização do seu site, página e conteúdo

Aquelas empresas que não se atentam para a otimização do site ou de suas páginas colocam-se em uma situação de risco nos mecanismos de buscas.

Seo para gerar tráfego para site

Saiba que o SEO serve para ajudar os “robozinhos” dos buscadores a entenderem de que se trata um site ou uma página. Se eles não entenderem, como é que eles vão sugerir o conteúdo para quem faz a pesquisa?

Então, otimize seu site, suas páginas e seus conteúdos. Assim, quando o robozinho passar por eles, saberá que pode indicar quando houver uma pesquisa referente ao tema.

7- Convide pessoas do seu nicho para postar no seu site

O guest blogging é uma estratégia importantíssima, ela cria link building. A ideia é sua empresa convidar pessoas ou empresas do mesmo nicho para escrever para ela. E depois colocar um link no conteúdo do site delas direcionando para o site ou blog de sua empresa.

Em princípio, não é uma estratégia muito fácil de aplicar e nem sempre funciona para todo tipo de negócio. Mas é perfeitamente possível e viável. Basta investir tempo em criar relacionamentos e ter o cuidado de não envolver concorrentes na prática.

8- Use o LinkedIn para publicar conteúdos

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe no mundo. E é uma ferramenta de grande valor para fazer a publicação de conteúdos específicos, criar autoridade e gerar tráfego para site.

Você deve buscar sempre publicar conteúdos relevantes dentro do seu nicho, sempre direcionando os leitores até o site do seu negócio.

9- Publique em sites de terceiros

Anteriormente, orientamos você a fazer guest blogging convidando pessoas a publicarem no seu próprio site.

O objetivo é que você busque também criar publicações dentro do site de outras pessoas ou empresas do seu nicho. Isso ser[a algo positivo para o Google, que verá o seu site como referência, e ainda vai direcionar mais pessoas até o seu negócio.

Mas não se esqueça: sem envolver a concorrência.

10- Faça uso do tráfego de referência

Tráfego de referência é sempre que alguém chega até a sua página ou site por outros meios que não sejam orgânicos (por motores de busca) ou por mídia paga.

Marketing de referência

Portanto, aposte na criação de um conteúdo de alta qualidade, que as pessoas façam questão de vincular ao próprio site. Além disso, invista em guest blogging e comentários em blogs “do follow”.

11- Use links internos

Os links internos são muito importantes para o ranqueamento do Google, já que eles permitem que os visitantes passem mais tempo navegando pelo seu site.

Saiba que a força do seu site, então, não é medida apenas pelos links externos que apontam para ele, mas também pela estrutura de links internos criada por você.

12- Faça uso do e-mail marketing

Há empresas ainda que acreditam que o e-mail marketing está morto, mas a verdade é que essa hoje é uma das ferramentas mais poderosas para gerar tráfego para site.

Uma estratégia bem construída e executada pode gerar um aumento para o tráfego do seu site que seja significativo e ainda ajude a gerar mais conversões.

13- Implemente Schema Markup nas suas páginas

A princípio, o Schema Markup é um código que você coloca no site ou em suas páginas e que ajuda os mecanismos de busca a trazerem dados mais completos para os usuários.

Em linhas gerais, esse código diz aos buscadores exatamente de que sua página ou site se trata. E seu conteúdo é indexado e trazido de uma forma diferente aos usuários, muito mais completo.

O Schema Markup é muito usado para:

E você pode gerar esse código nesse link.

14- Assegure-se que o seu site seja responsivo

Hoje em dia, a maior parte das pessoas acessa a internet através de dispositivos móveis, o que é algo importante dentro da sua estratégia.

Você deve garantir que o seu site poderá adequar-se às telas dos mais diversos dispositivos, entre eles os smartphones que são de tamanho menor.

Site responsivo para trazer tráfego para site

15- Faça entrevista com os principais líderes que orientam o pensamento da indústria

As entrevistas são uma estratégia importante para gerar tráfego para seu site e acredite, há muitas pessoas que são líderes de pensamento da indústria e que estão dispostas a falar.

Você deve buscar por essas pessoas que orientam o pensamento dentro do seu nicho, marcando entrevistas via e-mail, pois isso vai ajudar a gerar autoridade para seu site e aumentar o tráfego até ele.

16- Garanta que o seu site seja rápido

As pessoas não possuem mais paciência para sites lentos e apenas alguns segundos a mais de espera para carregá-los já fazem com que elas busquem o concorrente.

Isso significa que você deve garantir que as suas páginas estejam rápidas, pois quanto mais rápido seu site carregar, mais pontos positivos ele recebe.

Para saber se o seu site está rápido o suficiente, você pode usar a ferramenta GT Metrix, por exemplo. É gratuita e mostra os problemas do seu site em detalhes.

17- Participe dos comentários de outros sites

Os comentários de outros sites são uma parte importante para conseguir gerar tráfego para site, mas para isso é preciso comentar com informações que sejam relevantes.

Você logo vai conseguir envolver outras pessoas do seu nicho na conversa e conseguirá direcioná-las para o seu site.

Porém, como dito na Dica 10, procure por sites e blogs “do follow” de preferência.

18- Faça uma análise dos dados analíticos

Os dados analíticos, como aqueles oferecidos pelo Google Analytics, são sempre importantíssimos para lhe dar as mais diversas informações, que você pode usar para estratégias de conteúdos e de promoções.

Google analytics para gerar tráfego
Fonte: Konteudos

Veja quais são aquelas postagens que estão sendo mais populares e veja os dados referentes a elas, como de onde e quando o tráfego está sendo gerado.

19- Construa uma comunidade em seu site

A construção do senso de comunidade no seu site é importante, já que a maior parte das pessoas querem sempre estar opinando, falando sobre o que pensam.

Então, abra a seção de comentários do seu site e permita que as pessoas falem, mas sempre mantendo os padrões mínimos de segurança e decoro dentro dela.

20- Seja mais ativo nas redes sociais

Não basta apenas que você compartilhe conteúdos nas suas redes sociais, também é muito importante estar participando de forma ativa dentro delas.

Seja respondendo aos comentários nas suas postagens ou as mensagens enviadas nos chats, isso vai servir para gerar tráfego para site. Principalmente se em alguns de seus comentários fizer sentido você compartilhar algum link de conteúdo ou produto seu.

Por exemplo, imagine uma loja de flores e plantas que esteja comentando sobre paisagismo e decoração em um dos posts de seu Facebook . Oportunamente, essa loja está explicando como utilizar flores azuis em ambientes “Noir” e coloca um link para as flores azuis que estão à venda em sua loja virtual.

Percebe que a resposta a um comentário em uma rede social levou tráfego para o site da empresa? E quantos mais irão clicar no link para entender o contexto completo do comentário?

21- Incorpore vídeos à sua estratégia de conteúdo

Os conteúdos em vídeo são excelentes, podendo ser um recurso de muito valor para que você possa reter a atenção das pessoas por mais tempo, além de levar tráfego para o seu site por meio de compartilhamentos.

Segundo a BreadnBeyond, a retenção da informação é muito maior para materiais visuais que para materiais textuais. E quando o vídeo tem até 1 minuto de duração, a média de retenção da atenção da audiência é de 77{f57f1c4a31a3cb1e45d9fe4931e2b34d6b4979ca89a6e5857935dcc58ba1dd22}. Isso significa que a cada 60 segundos, mais ou menos, a audiência permanece em média 47 segundos assistindo.

Tempo que um vídeo segura a tenção de um usuário
Fonte Breadnbeyond

22- Organize webinars para atrair tráfego

Se há uma coisa que as pessoas gostam é de aprender, por isso mesmo é que os webinars são formas não só de você passar o seu conhecimento para seu público-alvo, mas também conseguir gerar mais tráfego para o seu site ou blog, onde o conhecimento pode ser complementado.

Isso vai permitir também que haja uma promoção bem maior do seu negócio, o que ajudará a aumentar o conhecimento sobre a sua marca, o que vai gerar mais atenção para ela e mais conversões no final.

Para convocar pessoas para o seu webinar, faça o envio de e-mail para os participantes, de modo que eles sintam-se atraídos a participar, e também faça uso das redes sociais para divulgação.

23- Envie os conteúdos do seu site para sites agregadores

Quando você enviar conteúdos para um site agregador, ele tem que ter um único intuito: agregar valor para quem lê. Portanto, evite o envio de SPAM para sites agregadores, pois isso não vai ajudar você a gerar tráfego de referência, muito pelo contrário.

Os membros de comunidades como o REDDIT, por exemplo, sabem quando há um SPAM que está ali “disfarçado” de link legítimo, o que é um enorme problema.

Faça apenas o envio de links úteis de verdade para o seu público, escolhendo um subreddit que seja realmente relevante para o seu nicho, gerando assim maior trafego para o seu site.

24- Pesquise sobre a sua concorrência

Você já ouviu falar em estudo da concorrência? Então, antes de qualquer coisa, é muito importante você saber quem são de fato seus concorrentes na web.

Exemplo de como vender serviços online
Exemplo de estudo de mercado

Afinal, não é porque uma empresa é do mesmo segmento que o seu que ela concorre com você no ambiente virtual. Muitas vezes vocês fazem a mesma coisa, mas não concorrem online. O artigo Como vender serviços pela internet pode te ajudar a entender melhor esse assunto.

Sendo assim, descubra quem são de fato seus concorrentes na web por meio dos posicionamentos de palavras-chave. Depois, descubra o que eles estão fazendo para levar tráfego para o site ou blog deles, melhore a estratégia e aplique para sua empresa.

25- Participe de conferências

Em princípio, não importa qual seja o setor do seu negócio, sempre que houver conferências que possam ser relevantes para sua empresa, participe delas.

Nesses tipos de eventos, você tem a oportunidade de divulgar seu site e seus canais e gerar tráfego direto para cada um deles.

Conclusão

Como você viu aqui, aprender a como gerar tráfego para site é muito importante, já que aumentará a quantidade de pessoas que vai conhecer o seu negócio e, consequentemente, aumentar as chances de conversões.

Gostou da matéria? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho.