Antes de mais nada ser empreendedor é acreditar nos seus sonhos. É ser realizador. É trabalhar para si, inicialmente ser patrão e empregado. Portanto, é abdicar da segurança que o trabalho remunerado te proporciona. Além disso, é abrir mão da 13° férias, horas de descanso com a família. É estar do outro lado, na perspectiva de um empreendedor. De certa forma, é quase um ato de coragem, mas que ao se arriscar pode dar muito certo. A partir de então vem a pergunta: Existe fórmula para um negócio de sucesso?

15 dicas para criar um negócio de sucesso

Desde já podemos dizer que não. Fórmulas mágicas não existem. Entretanto existem dicas e caminhos a serem percorridos que todo empreendedor terá que passar para conseguir construir um negócio de sucesso. Seja ele um negócio grande ou pequeno, alguns caminhos são similares.

 Para ter sucesso nos negócios hoje, você precisa ser flexível, ter um bom planejamento e desenvolver suas habilidades. Muitas pessoas começam um negócio pensando que irão ligar seus computadores ou abrir suas portas e começar a ganhar dinheiro. Ao contrário, descobrem que ganhar dinheiro em um negócio é muito mais difícil do que pensavam.

Panorama do empreendedorismo no Brasil

Panorama do empreendedorismo no Brasil

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 o Brasil ocupa o 7° lugar no ranking entre os países mais empreendedores do mundo.  Além disso, o número de empreendedores iniciais, motivados por necessidade saltou de 37,5% para 50,4% em 2020. O maior índice registrado pela pesquisa nos últimos 18 anos.

O estudo aponta que o contingente de pessoas que estão entrando agora no mercado como empreendedores cresceu 25%, com uma taxa que representa 10,2% da população adulta. Esse cenário é em grande parte motivado pela pandemia do coronavírus. Durante o ano 2020 muitas pessoas encontraram no empreendedorismo uma chance de iniciar um negócio de sucesso.

Além disso, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 apontou que mais de 52% dos entrevistados conhece algum novo empreendedor que iniciou seu negócio em um cenário de pandemia, com destaque para mulheres.

Em contrapartida o relatório revela um dado preocupante: 82% dos entrevistados alegaram que a motivação para começar um negócio foi a solução encontrada para ganhar a vida porque os empregos são escassos. De modo que abrir seu negócio e arriscar foi a maneira encontrada por muitos brasileiros para continuar tendo uma renda.

Para auxiliar o empreendedor a conquistar seu negócio de sucesso, planejando todas as etapas necessárias, separamos 15 dicas que podem ser decisivas.

1- Seja entusiasta do seu negócio

A motivação do empreendedor

Você precisa estar entusiasmado com a oportunidade de abrir um negócio. Afinal, você vai dedicar muito tempo e energia para empreender e transformá-lo em um negócio de sucesso, então é muito importante que você realmente goste profundamente do que faz. Seja vendendo alguma coisa ou prestando um serviço você deve se dedicar para fazer sempre o seu melhor.

2- Comece enquanto está empregado

Quanto tempo a maioria das pessoas consegue viver sem dinheiro? Não muito. De maneira que é preciso ter em mente que pode levar muito tempo até que seu novo negócio realmente tenha lucro. Então, estar empregado enquanto está iniciando um negócio significa dinheiro no bolso enquanto você está abrindo sua empresa

Leia também: Como empreender com pouco dinheiro e ter sucesso

3- Prepare-se para fazer sacrifícios

A dedicação do empreendedor na sua empresa

O processo de abertura de uma empresa é um trabalho árduo, portanto, depois de abrir as portas seu trabalho apenas começou. Em muitos casos, você precisa dedicar mais tempo do que se estivesse trabalhando para outra pessoa, o que pode significar gastar menos tempo com a família e com os amigos.

4- Comece pequeno

Algumas pessoas acreditam que os empreendedores assumem riscos. Entretanto, na maioria das vezes, os empreendedores de sucesso não gostam de ficar às cegas. Em vez disso, eles assumem riscos controlados. Eles testam uma ideia em pequena escala, depois desenvolvem o que funciona bem, ajustam o que é promissor e descartam o que não funcionou.

5- Encontre um mentor

O papel da mentoria para um negócio de sucesso

Você vai precisar de ajuda enquanto inicia um negócio. De maneira que contar com o auxílio de um membro da família ou amigo com quem você pode trocar ideias, compartilhar suas visões e dúvidas no começo do seu negócio será essencial. Melhor ainda se puder encontrar um mentor. Além disso, pense sempre em se qualificar: O SEBRAE conta com muitos programas para ajudar o empreendedor. Quando você está começando um negócio, a orientação experiente é o melhor caminho para construir um negócio de sucesso.

6- Escreva um plano de negócios

Como construir um plano de negócio para empresa

A principal razão para fazer um plano de negócios é que ele pode ajudá-lo a evitar gastar seu tempo e dinheiro para começar um negócio que não terá sucesso. De maneira que projetar seus planos no papel evita perdas. Melhor se frustrar no papel do que iniciar um negócio e perceber que errou por falta de planejamento.

7- Pesquise o seu negócio antes de abrir as portas

Você fará muita pesquisa escrevendo um plano de negócios, mas isso é apenas o começo. Quando você está iniciando um negócio, precisa se tornar um especialista em seu setor, seja com produtos ou serviços. De maneira que ingressar em associações setoriais ou profissionais relacionadas ao seu negócio, antes de abrir as portas, ajudará a enxergar melhor o panorama e escrever de forma mais assertiva o plano de negócio.

8- Seja criativo

Esteja sempre em busca de maneiras de melhorar seu negócio e se sobressair da concorrência. Reconheça que você não sabe tudo e esteja aberto a novas ideias e abordagens diferentes para o seu negócio.

9- Conheça sua concorrência

A concorrência para o empreendedor

A competição no mercado produz os melhores resultados. Para ter sucesso, você não pode ter medo de estudar e aprender com seus concorrentes. Afinal, eles podem estar fazendo algo certo que você pode implementar em seu negócio para ganhar mais dinheiro.

10- Tenha ajuda profissional

Por outro lado, só porque você está começando um negócio, não significa que você tenha que ser um especialista em tudo. Por exemplo, se você não for contador, contrate um. Se você precisar redigir um contrato e não for advogado, contrate um. Você perderá mais tempo e possivelmente dinheiro, a longo prazo, tentando fazer sozinho coisas para as quais não está qualificado.

Leia também: Como vender qualquer coisa a qualquer um

11- Busque investidores, não o banco

As finanças do empreendedor para construir negócios de sucesso

Esteja ciente de seus gastos. Economize se for preciso. Aborde potenciais investidores e credores. Apresente um plano de negócio. Não espere começar um negócio e depois entrar em um banco e receber dinheiro. Com banco você pode até conseguir crédito, entretanto instituições financeiras tradicionais tem mais restrições em disponibilizar capital para negócios sem histórico comprovado.

12- Profissionalize o seu negócio de sucesso

Tenha em mente que você precisa passar uma imagem profissional. De modo que você será a imagem da sua empresa. Portanto utilize todas as ferramentas para passar essa perspectiva de empreendedor. Utilize, por exemplo, cartões de visita profissionais, um telefone comercial e um endereço de e-mail comercial. Além disso lembre-se de tratar seus clientes de forma educada e profissional.

13- Forme uma carteira de clientes

Clientes ajudam criar negócios de sucesso

Nenhum negócio de sucesso existente iniciou sua trajetória sem perceber um nicho de mercado a ser atendido. Portanto, é preciso formar uma carteira de potenciais clientes antes mesmo de você iniciar o seu negócio de sucesso. Não espere até que você comece oficialmente seu negócio para prospectar clientes, porque seu negócio não pode sobreviver sem eles. Monte uma carteira. Faça os contatos. Venda ou até doe seus produtos ou serviços. Você não deve pensar em investir em ações de comunicação e marketing somente depois que já houver produtos a serem vendidos.

14- Alavanque seu negócio de sucesso com marketing digital.

O marketing digital e os negócios de sucesso

 Mesmo se você estiver administrando uma empresa local, para formar um negócio, é preciso criar uma presença digital abrangente. No mínimo, você precisa de um site com aparência profissional, uma lista de e-mail que permite se comunicar com clientes e clientes potenciais regularmente e presença nos canais de mídia social frequentados por seu público. Embora você possa obter muitos de seus clientes boca a boca, referências ou networking, ainda assim, precisa de uma forte presença digital. O motivo: é provável que os clientes em potencial procurem você na internet antes de decidirem entrar em contato com você. Bem como, utilizar estratégia de promover ofertas especiais e informações práticas enviadas para sua lista de e-mail podem incentivar os clientes a comprar.

15- Esteja atento às questões legais

Para finalizar, é muito mais difícil e caro arrumar uma bagunça depois. Pensar em Questões como: A sua empresa precisa ser registrada? Quais impostos você precisa pagar? Você terá que ter um Seguro de Acidentes de Trabalho ou lidar com os impostos sobre a folha de pagamento? Como a forma de propriedade da empresa que você escolher afetará sua situação do imposto de renda? São importantes de serem respondidas para criar um negócio de sucesso. De maneira que é melhor aprender quais são suas responsabilidades legais e fiscais antes de iniciar seu negócio.

Desse modo, seguir essas dicas tornará o início de um novo negócio de sucesso um processo mais tranquilo e menos estressante e ajudará em muito a garantir que o empreendimento que você iniciou dure e prospere.

 Gostou da matéria? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.