A princípio, ser empreendedor no Brasil não é nada fácil. E, manter um comportamento empreendedor fica ainda mais difícil.

Segundo o ex-presidente do SEBRAE, Guilherme Afif, “as políticas fiscais e a burocracia exterminam o empreendedorismo brasileiro”. Essa declaração aconteceu em 2015, durante a abertura da Semana Global de Empreendedorismo (SGE). Porém, mesmo em meio a tantas dificuldades, o brasileiro surpreende e mantém o comportamento empreendedor.

Exemplo de comportamento empreendedor
Chris Gardner leva o filho para o trabalho

O artigo “Tudo sobre empreendedorismo” conta bem essa história. Além disso, traz Chris Gardner, o personagem que inspirou o filme “À procura da felicidade”, como um dos exemplos de empreendedor de sucesso.

Christopher Paul Gardner era um pai de família que na década de 80 foi abandonado com um filho pequeno pela esposa e acabou morando em abrigos para sem-teto. Falido e sozinho, lapidou no seu íntimo um comportamento empreendedor que o fez dar a volta por cima e colocar mais de 300 milhões de dólares no bolso.

É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Sobre o comportamento empreendedor que serve como um conjunto de ensinamentos no filme “À procura da felicidade”.

5 lições de comportamento empreendedor de Chris Gardner

1. Não aceite um plano B.

Principais características de um comportamento empreendedor
Persistência e resiliência são duas características presentes em “À procura da felicidade”

No filme, Chris Gardner é a lei de Murphy em pessoa.  Se algo pode dar errado, vai dar. Perdeu a esposa, a casa, o carro e suas economias em um investimento errado em scanners ósseos que logo caíram em desuso. Só sobraram seu filho, de 5 anos, e seu sonho: ser corretor da bolsa de valores.

Entretanto, para sobreviver, criar seu filho e perseguir o que queria, teve que se reinventar. Não aceitar um plano B e aceitar dar alguns passos para trás.

A princípio, teve que participar de um programa de estágio não remunerado para entender como funcionava aquele “mundo, além disso, havia outro agravante, deveria ser o melhor dentre os candidatos ao longo do programa de estágio para ser efetivado. Conseguiu!

Em suma, se você tem um sonho tem que correr atrás dele. Para Gardner, você deve mirar no seu principal sonho e se manter firme nele. Portanto, transforme qualquer plano em plano A. Sempre A.

2. Use e abuse de suas habilidades

Como desenvolver o comportamento empreendedor
Gardner usa sua habilidade com exatas para aspirar ao sonho de ser corretor de ações

Além de persistência, outra característica do comportamento empreendedor é reconhecer suas verdadeiras habilidades e utilizar-se delas como vantagem competitiva.

No longa, Chris Gardner era rápido de raciocínio e bom com os números. Gabava-se de ter resolvido um livro de matemática, ainda quando criança, em poucos dias. Em princípio, utilizou-se de sua expertise adquirida ainda no período escolar para se destacar entre os concorrentes ao programa de estágio.

Além disso, percebeu que se não colocasse o telefone no gancho entre uma ligação e outra, prospectando clientes, ganhava algo em torno de 8 minutos diários de produtividade.

Também percebeu que o simples fato de beber menos água faria com que fosse menos ao banheiro e perdesse menos tempo.

Enfim, ter ciência de suas habilidades e usar de maneira com que lhe favoreça é uma das características do comportamento empreendedor para pessoas que buscam ter sucesso.

Faça o teste: Teste: empreendedor ou profissional, qual seu perfil?

3. Seja humilde e sincero para ter um comportamento empreendedor

Modelo  de pensamento do empreendedor
Chris Gardner é entrevistado para o programa de estágio

Em uma cena do filme, depois de muitas tentativas, Chris Gardner consegue marcar a entrevista para o programa de estágio. Entretanto, na noite anterior à entrevista, enquanto pintava o apartamento alugado, do qual seria despejado, o personagem é detido devido ao não pagamento de multas de trânsito. Então, para piorar, só consegue a liberação 45 minutos antes do horário marcado. E, sem tempo para se arrumar, ele decide ir assim mesmo para entrevista.

Ao entrar na sala, todo sujo, resolve dizer a verdade e reforça com uma frase emblemática “posso não saber a resposta, mas eu sei achar a resposta”.

Seja honesto e sincero sempre. A honestidade e a sinceridade abrem portas, criam oportunidades e conquistam empatia.

4. Reconheça o momento “cubo mágico”

As lições de Chris Gardner
Chris Gardner consegue resolver o cubo mágico

De início, antes de conseguir marcar a entrevista, Chris Gardner tenta de todas as maneiras abordar um dos diretores da corretora de valores na saída do prédio.

Em uma das oportunidades o diretor menciona que iria pegar um táxi para um determinado local. Ao perceber a oportunidade, Chris Gardner menciona que está indo na mesma direção. Ao aproveitar o tempo no veículo para se apresentar o “pretendente a estagiário” percebe que o diretor tenta resolver um cubo mágico e percebe a dificuldade na resolução do desafio. Todavia, se propõe a “resolver” o cubo mágico enquanto eles fazem o percurso. Após algumas tentativas, Chris Gardner consegue resolver o problema e chama a atenção do executivo, pela agilidade e persistência. Duas características muito importantes para quem deseja desenvolver o comportamento empreendedor.

Portanto, não perca um momento “cubo mágico” para se fazer notar. Um momento desse pode ser seu turn of point, ou seja, o momento da virada de sua vida.

5. Encare as montanhas

As atitudes de sucesso de Chris Gardner
Chris Gardner vence o programa de estágio

Chris Gardner mostra que não há atalhos para o sucesso e que é preciso percorrer um caminho para tornar seu sonho realidade. Acredite no seu potencial e do seu negócio, mas perceba os sinais, não atribua a terceiros a sua sorte, muitos irão duvidar do seu potencial. Não se abale, muitos desistem, e dizem que você também não será capaz de vencer. Não desanime, ache as chances que procura. Tenha pensamento e comportamento empreendedor, não deixe que ninguém lhe diga que não pode realizar alguma coisa. Se você tem propósito e a oportunidade, encare as montanhas e por fim, conquiste seu sonho.

Como já falamos anteriormente, ser empreendedor não é tarefa fácil. Segundo o artigo de Fernanda Camila Dall’Agnol, Gestora de Políticas Públicas do Sebrae RS, além da burocracia extrema, impostos excessivos e insegurança jurídica constante também fazem parte das dificuldades de empreender no Brasil.

Porém, nada impede o verdadeiro empreendedor de vencer. Veja pela história de Chris Gardner. Então, não desista e aproveite para conhecer outras histórias semelhantes que ensinam tanto quando a de Gardner:

Lições de sucesso de Cleusa Maria: a dona da Sodiê;

Pequeno empreendedor e Coco Chanel;

Empreendedores: 10 Lições de Walt antes do Mickey!

Gostou desse artigo? Então, comente e compartilhe!

Fonte das imagens: Filme “À procura da felicidade”.