O que os empreendedores podem aprender com o filme Walt antes do Mickey? Sonhar? Resistir? Criar e realizar?

Sem dúvida alguma, Walt Disney foi um dos maiores empreendedores de todos os tempos. E, no filme Walt antes do Mickey podemos acompanhar sua trajetória, seu talento, seus sonhos, anseios e desejos.

Walt Disney foi um dos maiores empreendedores de todos os tempos. E, no filme Walt antes do Mickey podemos acompanhar sua trajetória, seu talento, seus sonhos, anseios e desejos.

No decorrer da história, choramos com suas dificuldades. Choramos com sua capacidade nata de superar desafios, de acreditar nos seus sonhos mesmo quando todos já não mais acreditavam. Walter Elias Disney desde pequeno já desenhava nas paredes do celeiro do seu pai. Elas eram suas telas.

Ele sonhou, idealizou, criou e realizou. Quais são, entretanto, as lições que Walt Disney tem a oferecer para os empreendedores da atualidade? Continue lendo e descubra.

Lições de Walt Disney para empreendedores

Primeira lição: Empreendedores, apostem no seu talento

Walt Disney sempre teve talento para o desenho. Desde muito cedo rabiscava as paredes do celeiro do seu pai. Ele adorava desenhar animais e sabia que queria fazer isso pelo resto de sua vida.

Mas, o mais importante é que ele sabia do seu talento e o que queria para sua vida. Portanto, enfrentaria e superaria todos os obstáculos para conseguir. Seu talento foi o responsável pela sua maior criação na vida: O personagem Mickey Mouse, que tornou-se conhecido no mundo todo.

Em princípio, Walt Disney deu sua primeira lição para empreendedores: Não desistam dos seus sonhos, e não ofusquem o talento que trazem dentro de si. Acreditem e lutem por ele.

Um outro exemplo de alguém que acreditou em seus sonhos quando ninguém mais acreditava foi o Sr. Selfridge. Leia o artigo “Mr. Selfridge: lições de empreendedorismo de um gênio nos negócios” e conheça uma história muito parecida com a de Walt Disney, só que voltada para a maior loja de departamento de Londres em 1900.

Segunda lição: Honestidade acima de tudo

Em princípio, uma segunda lição que podemos tirar do filme é a honestidade. Walt recebeu esse ensinamento do seu pai que mostrou a ele a importância do caráter íntegro. Seu lema era: uma boa reputação pode lhe abrir portas.

Walt aprendeu o valor da integridade e também a importância de assumir riscos e persistir em seus sonhos. Em síntese, aprendeu valores fundamentais para um empreendedor de sucesso.

De antemão, Walt dá uma segunda lição para os empreendedores. Atentem-se! Sejam honestos com vocês e com os outros, pois a honestidade resulta em confiança e a confiança atrai pessoas que irão apostar e ajudar você a vencer na vida.

Terceira Lição: Descubra pessoas com o mesmo talento e objetivo que o seu

No decorrer do filme, Walt Disney vai encontrando pessoas que possuem os mesmos talentos e aspirações que ele. Portanto, não titubeia e se alia a essas pessoas com um único objetivo: realizar os seus sonhos.

Em princípio, esses amigos foram fundamentais na vida de Walt. Se não fosse por eles, talvez a Disney nem existisse. Conhecedores das artes e esperançosos, ajudaram na realização desse sonho.

E essa foi a terceira lição ensinada no filme, sonho que se sonha só é somente um sonho. Mas, quando há um sonho sonhado junto, ele se torna realidade. Afinal, a união faz a força.

Walt colocava características humanas em seus personagens, entendia que pessoas não são números, clientes não são cifras e que por trás de um concorrente existia uma pessoa querendo ganhar a vida. Ele ensinou através desta lição uma das principais características que todo empreendedor precisa ter: empatia.
Cena do filme “Walt antes do Mickey” – Netflix

Quarta Lição: Não desista diante dos obstáculos

Walt foi demitido do seu primeiro emprego, contudo, não abaixou a cabeça e nem desistiu dos seus sonhos. Muito pelo contrário, depois do ocorrido investiu no Laugh-O-gram que, infelizmente, não prosperou.

No entanto, essa foi uma experiência essencial para sua vida.
Depois disso, mais uma frustração: Walt perde todos os direitos sobre seus personagens. Fim de tudo! Mas, não para Disney. Mais uma vez ele mostrou resiliência e continuou insistindo no que acreditava.

Essa foi a quarta lição que ele nos ensinou, resiliência e persistência. Por mais obstáculos que possam surgir, nunca deixe-os derrubar você.

Quem também nos ensina sobre persistência e resiliência é a Casa Amarela Art’s. Conheça sua história nesse artigo “Empreender com sucesso: a história da Casa Amarela Art’s”.

Quinta Lição: Aprenda com os seus concorrentes

Empreendedores de sucesso não vêem concorrentes como inimigos, afinal, concorrentes possuem pontos fracos e fortes que podem ensinar. Portanto, bons empreendedores sabem avaliar os pontos fortes dos concorrentes e copiá-los. Sabe avaliar os pontos fracos e evitá-los.

Disney nunca competiu de forma negativa com seus concorrentes. Mesmo em um mercado bastante competitivo, nunca encarou a competição como guerra de mercado. Em vez disso usou a criatividade e focou no público infantil.

Essa foi mais uma lição ensinada. Não entre em guerra com seus concorrentes. Aprenda com eles e faça o seu melhor. O sol nasce para todos.

Sexta Lição: Seja humano com as pessoas

Apesar de desenhar animais, Walt colocava características humanas em seus personagens. Ele entendia que pessoas não são números, clientes não são cifras e que por trás de um concorrente existia uma pessoa querendo ganhar a vida.

Antes de tudo, ele sabia ser humano. Não ver apenas números nas pessoas; mas, sim, entender o lado delas. Walt ensinou através desta lição uma das principais características que todo empreendedor precisa ter: empatia.

Sétima Lição: Confie na sua criatividade

Se você tivesse que apostar em um personagem, você apostaria em algo repudiado e temido pela maior parte das pessoas? Por exemplo, um rato no lugar de um coelhinho fofo.

A maior lição que Walt Disney deu para empreendedores: nunca desista de sonhar. Até porque, segundo Disney "Se você pode sonhar, você pode fazer".

Então, mesmo parecendo loucura, Walt Disney fez isso e se deu muito bem. Mickey Mouse é a sua maior criação e seu maior sucesso.

Essa foi sem dúvidas uma enorme lição para empreendedores. Se você tem uma inspiração, uma criação e acredita nela, por mais insana que possa parecer, siga em frente. Não desista, mesmo quando todos te chamarem de louco.

Oitava Lição: Faça acontecer, não espere

Walt enfrentou os maiores obstáculos que podemos imaginar. Por diversas vezes as portas pareciam que não iriam se abrir mais.

Mas, ele confiou e não esperou nada cair do céu. Correu atrás, fez acontecer, tentou uma, duas, três, quatro vezes. E tentaria quantas mais fossem preciso para que seus sonhos se tornassem realidade.

Com isso deu mais uma lição para todos empreendedores. Não reclamem, não esperem nada vir fácil, corram atrás e façam acontecer.

“Chris Gardner: o falido que se tornou milionário” também não esperou e fez acontecer. Clique no link e conheça sua história.

Nona Lição: Transforme as dificuldades em oportunidades

Existe um velho ditado que diz: enquanto uns choram outros vendem lenço. Walt Disney passou por inúmeras dificuldades, algumas que derrubariam qualquer pessoa, menos ele.

A princípio, ele presenteou os empreendedores com uma importante lição: Quando as dificuldades surgirem diante de vocês, procure tirar o que elas têm a ensinar.

Walt, declarou falência de sua empresa de desenho em Dallas aos 22 anos. Tentou virar ator de Hollywood, e também fracassou. Entretanto, essas dificuldades foram molas propulsoras para que Walt seguisse adiante. Ele, dessa maneira, aprendeu com as dificuldades, transformando-as em aprendizado.

Desse modo, quando novas oportunidades surgiram para Walt, ele estava preparado, pois havia aprendido com as dificuldades. É através das dificuldades que melhoramos nossas habilidades, e com isso descobrimos novas oportunidades.

Décima Lição: Nunca desista de sonhar

Para completar os ensinamentos, não poderíamos deixar de falar da maior lição que Walt Disney deu para empreendedores: nunca desista de sonhar. Até porque, segundo Disney “Se você pode sonhar, você pode fazer”.

Leia também: “Como empreender com sucesso”