Uma questão foi fundamental para os empreendedores em 2020: Como manter os negócios e ter sucesso em um ano atípico? Estar pronto para o mercado digital foi um grande desafio em 2020.   

A migração do negócio no ambiente físico para o digital foi uma solução encontrada pelos empreendedores para manter o faturamento.

O empreendedorismo no mercado digital

De acordo com a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit Nielsen, mais de 7 milhões de pessoas compraram pela primeira vez em ambientes online durante o isolamento.

De maneira que estar conectado com o cliente ganhou relevância no cenário dos negócios. Por isso, separamos 10 motivos para o empreendedor preparar-se para o mercado digital e saber como investir neste modelo de negócio. 

O conceito de mercado digital

As características do mercado digital

Antes de mais nada o mercado digital é um modelo de negócio em que as empresas estão em um ambiente virtual. Este modelo pode ir de venda produtos até prestação de serviços.

No mercado digital todas as interações entre empresa e cliente ocorrem em ambiente virtual. Por exemplo, por meio de smartphones, tablets ou computadores.

Além disso é um “canal” de contato mais próximo entre o empreendedor e o cliente. De modo que é possível entregar um produto mais customizado. Além de atrair uma audiência qualificada. Desta forma é possível vender mais para o cliente certo.

Por outro lado, nem tudo é vantagem no mercado digital. É importante ser cauteloso e avaliar os prós e contras conforme diz o artigo Empreendedorismo digital: prós e contras. Assim, é necessário ter uma estrutura profissional para ter sucesso.

A expansão da internet pelo Brasil e a praticidade para estar no mercado digital é um atrativo aos empreendedores que buscam novas maneiras de expandir os negócios e aumentar faturamento.

Os motivos para investir no Mercado digital

1- Ter seu próprio domínio

Como comprar o domínio na web

O domínio é o endereço virtual de sua empresa. É por meio dele que os buscadores encontram o seu negócio. Além do mais, ter seu endereço virtual é mais em conta do que ter um ponto físico.

Com a compra do domínio o empreendedor fica com a exclusividade deste endereço e controle sobre o ambiente de vendas, podendo configurar a página da web.

2- Estar sempre online

O mercado digital e as vendas online

Em princípio, quem escolhe o mercado digital para empreender tem a vantagem de estar sempre “aberto” ou “online”. De maneira que o cliente pode realizar a pesquisa e compra dos seus produtos a qualquer hora do dia ou da semana.

Sem dúvida, não estar limitado ao horário “comercial” para realizar suas vendas é um grande atrativo para quem deseja expandir seu negócio.

3- Contar com a ajuda de Marketplaces

O Marketplace no mercado digital

De início não precisa dominar o mercado digital para colocar o negócio para funcionar. Sites como a “Amazon” e “Mercado Livre”, por exemplo, possuem espaços específicos para que os empreendedores menores consigam expor seus produtos.

Leia também: Como vender serviços pela internet

4- Ser visto pelos clientes

Como realizar divulgação nas redes sociais

As redes sociais ajudam muito na divulgação de sua marca ou seu negócio. Além disso, com os anúncios é possível alcançar um público muito maior do que divulgações em pontos fixos e de uma maneira muito mais barata.

Mas tenha cuidado! Deve-se divulgar “posts” de maneira consciente, a fim de atingir o maior público possível e converter esse anúncio em “compras”, isto é, aumentando o faturamento.

Por isso é importante conhecer seu público-alvo e interagir com ele de forma natural. Com os anúncios em redes sociais o empreendedor consegue definir o perfil do público que quer atingir. Uma divulgação correta no mercado digital é um dos grandes diferenciais para conversão de audiência em faturamento.

5- Ficar próximo do cliente

As características do cliente online

Uma das grandes vantagens de se relacionar online com o cliente é a proximidade. Com o mercado digital e as redes sociais, o empreendedor fica muito mais próximo dele.

De maneira que é possível oferecer um produto mais customizado para o cliente e este volte a realizar mais compras.

6 – Aparecer em primeiro para prospects

A importância do SEO no mercado digital

Aparecer como uma das primeiras opções de resultados de busca ajuda a converter o click em venda.

Para isso existe a maneira correta para que a página de seu negócio ganhe relevância. O nome disso é SEO, isto é, otimização para mecanismo de busca.

Em princípio funciona da seguinte maneira: alguém faz uma pesquisa na ferramenta. Em seguida, o buscador utiliza o termo digitado para encontrar as informações na rede. Isso tudo, analisando os termos digitados que mais têm a ver com a busca e que pode ser útil ao usuário.

Porém, se o site não estiver otimizado, a ferramenta não conseguirá “enxergá-lo”, fazendo com que busque novas referências.

De maneira que investir em SEO no mercado digital faz toda diferença.

Leia também: Marketing de Conteúdo: plano estratégico em 9 passos

7- Expandir suas fronteiras

As vendas online no mundo

Com o mercado digital é possível vender um produto para qualquer lugar do mundo. Afinal, pode-se acessar a página a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

No Brasil sites como “Aliexpress” ganham cada vez mais relevância. pois trazem muitos produtos de qualquer lugar do mundo a um preço bem acessível.

8- Ter conhecimento tecnológico básico já ajuda

Como aprimorar o conhecimento com tecnologia

Não é preciso dominar o mercado digital para lançar seu negócio online. Existem lojas virtuais “prontas” que facilitam o trabalho do empreendedor. Além disso as plataformas oferecem suporte ao usuário e a quem empreende, tornando mais fácil a entrada no mercado digital.

9- Fidelizar clientes pela entrega e pós-venda

A logística do mercado digital

Um dos grandes diferenciais do mercado digital é a entrega. Ao invés do cliente ir até a loja, este escolhe o produto no site ou aplicativo, efetua a compra e aguarda o recebimento do produto no conforto de sua casa.

De maneira que é muito importante o investimento em logística e o cumprimento dos prazos estabelecidos para o cliente. Grandes empresas têm investido bastante em logística, principalmente por conta do cenário de isolamento e distanciamento social.

Desta forma, o empreendedor deve investir na satisfação do cliente. E não apenas em vender um bom produto, mas também garantir uma boa entrega e relacionamento pós-venda.

10- Baixo custo para começar

Os custos de uma loja virtual

É fato: começar a empreender no mercado digital é mais barato do que ter um ponto físico.

Para quem deseja empreender, existem lojas virtuais com planos bastante acessíveis. Da mesma forma existem plataformas com sites com um custo acessível para quem deseja estar “online”.

Em suma, abrir um negócio no mercado digital é bem mais prático do que fazer todos os cálculos para alugar um ponto físico. Entretanto, se o empreendedor não conhece bem o mercado digital, é importante sempre buscar capacitação para gerir seus negócios, conforme explica o artigo Marketing digital: os 10 passos de um plano estratégico. Além disso, contar com profissionais capacitados que irão contribuir com a estruturação do seu negócio.

Em síntese, o mercado digital é uma grande oportunidade para quem deseja empreender e tem pouco capital. Além disso, não dispõe de grande conhecimento técnico para gerir um negócio. Por fim, lançar o empreendimento na internet é o primeiro passo.

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