O empreendedorismo digital já é algo popular entre quem quer abrir um negócio próprio. Segundo a 3º Pesquisa Nacional de Varejo Online, realizada pelo Sebrae e e-Commerce Brasil em junho de 2016, os pequenos empreendedores são maioria no e-commerce brasileiro.

Prós e contras do empreendedorismo digital

De antemão, o universo pesquisado é formado por 53% de empresas que vendem exclusivamente pela internet e por 47% que têm e-Commerce misto.

Percebe-se ainda que o Empreendedorismo Digital está cada vez mais crescente e menos lucrativo do que se esperava, pois 45% dos eCommerces tiveram início nos últimos 3 anos (2014 – 2016); mas, apenas 51% tiveram lucro.

Em princípio, a maior parte (45%) aluga uma plataforma. Depois, 36% vendem por meio de rede social e 32% usam plataforma própria. 24% usam um marketplace ou shopping virtual como: Mercado Livre, Extra, Ponto Frio, Submarino, Waltmart e OLX . E por fim, 14% usam plataforma gratuita e 13% vendem pelo celular. 

Em suma, parece que realizar empreendedorismo digital pode ser uma alternativa para o pequeno empreendedor, já que custos de um ponto físico são eliminados; porém, manter-se nesse mundo de uma forma lucrativa e sem fechar as portas é um desafio e uma outra história.

Empreendedorismo Digital: prós

O lado positivo do empreendedorismo digital
Baixo valor de investimento

Isso se comparado ao investimento em um ponto físico. Por exemplo, a Lojas Virtuais BR tem planos a partir de R$ 35,00. A Loja Virtual tem a partir de R$ 39,00 e a Loja Integrada tem planos a partir de R$ 0,00. Igualmente, se procurar no Google, verá que há muitas outras plataformas que ajudam o pequeno empreendedor a entrar no mundo digital investindo muito pouco inicialmente.

Conhecimentos tecnológicos básicos

Quando se opta por uma plataforma de loja virtual “pronta”, não há a necessidade de conhecimentos profundos em tecnologia porque você terá suporte da própria plataforma. Antes de tudo, a maioria delas oferece a customização da loja a um valor bem acessível. Por exemplo, há empresas que fazem o layout e configuração completa a partir de R$ 400,00, é só procurar.

Vendas ininterruptas

Em suma, são 24 horas X 7 dias por semana vendendo.

Vendas cross-border

Desde já, o “cross-border” (prática de vender para o exterior) pode ser uma excelente opção, principalmente durante crises econômicas, afinal, na hora de vender, o poder de compra de seu cliente faz toda a diferença. Por exemplo, uma pesquisa da Fierce Retail, revelou que 82% das pessoas entrevistadas já fizeram compra online de algum site do exterior.

Marketing de baixo custo

Há muitas alternativas que podem baratear o investimento em marketing. Por exemplo: e-mail marketing, redes sociais, marketing de conteúdo, anúncios online, etc. Você só precisa saber o que fazer e como planejar. Os conteúdos Marketing digital: os 10 passos de um plano estratégico e Marketing de Conteúdo: plano estratégico em 9 passos podem te dar boas dicas. Mas, se quiser se aprofundar mais, de forma profissional, você pode fazer cursos rápidos, como o de Marketing Digital e Planejamento Estratégico.

Território “quase virgem”  

Segundo a 3º Pesquisa Nacional de Varejo Online , há muito o que explorar em termos de negócios, afinal, o e-Commerce começou a partir dos anos 2000 e só começou a evoluir, de fato, a partir de 2012.

Empreendedorismo Digital: contras

O lado negativo do empreendedorismo digital
Dificuldade na migração

Embora existam plataformas de lojas virtuais que demandem investimento inicial baixo, elas não se responsabilizam pela migração para outra plataforma. Em suma, se o pequeno empreendedor cresceu ao ponto de achar que vale a pena ter sua própria plataforma, terá de ter em mente que essas plataformas prontas não fazem migração. Enfim, o empreendedor terá de cadastrar todos os produtos novamente. Se houver mais de 5 mil produtos cadastrados, imagine o trabalhão. A solução é acompanhar o crescimento do negócio e antes de crescer demais avaliar se vale a pena a migração para uma plataforma própria ou não.  

Profissionais e/ou agências de tecnologia amadoras

Quando se decide desenvolver uma loja virtual sem usar a plataforma de terceiros, há a necessidade de mão de obra qualificada. Há a necessidade de alguém ou uma empresa que entenda de front-end, back-end e programação. O mais difícil, nesse caso, é encontrar uma empresa séria ou um profissional sério que cumpra com o acordado, que cumpra prazos e seja comprometido(a). São incontáveis os casos de projetos que são atrasados ou abortados pela falta de profissionalismo de algumas empresas e profissionais. Embora freelancers sejam mais baratos, o ideal é sempre contratar empresas com endereço físico, referências e CNPJ para projetos mais complexos.

Sucesso não garantido

O fato de uma loja estar online não significa que ela esteja fadada ao sucesso e pronta para receber clientes. Primeiro, ela precisa conhecer seus principais concorrentes e entender como eles estão posicionados na web. Posicionar-se no mundo on-line é muito diferente de se posicionar no mundo off-line. Segundo, é necessário decidir por um posicionamento (escolha de uma palavra-chave para ser encontrada). Terceiro, tem que fazer o SEO on-page e off-page com eficiência. Em quarto, tem que investir em marketing. Em suma: no mundo off-line o cliente passa na porta do negócio, no mundo on-line o negócio tem que passar na porta do cliente. Esse é o grande desafio.

Sobrevivência difícil

Abrir um negócio digital é mais fácil que abrir um negócio off-line. Mas, sobreviver no mundo digital, onde se concorre com milhões, é muito mais difícil. Por exemplo, um negócio off-line normalmente baseia-se em ponto, na internet não há ponto. Outra situação que dificulta a sobrevivência no mundo virtual é quando um cliente quer devolver ou trocar uma mercadoria. No mundo off-line, geralmente ele anda até a loja e devolve ou troca; no mundo virtual, a loja “anda” até ele. Essa ação é conhecida como logística reversa.

Para piorar, nem todos os empreendedores sabem calcular o risco ou o valor do custo da logística reversa sobre o total do faturamento do e-Commerce. Muitas vezes, nem a taxa de conversão em vendas sabe calcular, indicando um ‘amadorismo’ na gestão.  Outros problemas que dificultam a sobrevivência das empresas na web, listados em ordem de importância na 3º Pesquisa Nacional de Varejo Online, são: tributação, logística, marketing, fluxo de caixa, estoque, concorrência, fornecedores e fraude.

É isso, empreendedorismo digital é “fácil” de concretizar; mas, difícil de manter. Exige muita disciplina, organização, foco, profissionalismo, planejamento e capacitação profissional. No mundo digital não há espaço para amadores, portanto, mitigue seus riscos com cursos como e-Commerce, Marketing Digital, Planejamento Estratégico caso haja a necessidade.