A etiqueta nas redes sociais, em uma era onde “você é aquilo que você posta”, deve ser levada muito a sério. Afinal, um “post errado” pode acabar com sua reputação no mercado de trabalho. Como assim?

A etiqueta nas redes sociais, um post errado pode acabar com sua reputação no mercado de trabalho

Antes de qualquer coisa, saiba que boa parte das empresas espia os perfis dos candidatos antes de uma contratação. Dê uma olhada no artigo “Recrutamento e seleção: como fazer de forma criativa “ e entenda.

Esses recrutadores, em princípio, julgam o candidato pelos posts. Depois, avaliam se ele tem perfil social compatível com o perfil profissional que a empresa busca.

Por exemplo, houve o caso de um candidato com um currículo excelente, que falava três línguas e que tinha larga experiência profissional. Porém, segundo a empresa que considerava contratá-lo, seu perfil em rede social era inadequado. O perfil mostrava que ele não tinha medida com bebidas e que frequentava lugares que não condiziam com o cargo que ia exercer. O que aconteceu? Ele acabou não sendo contratado. Essa história você pode verificar nessa matéria do G1.

Há também casos de funcionários que utilizaram as redes sociais de maneira desastrosa e perderam seus trabalhos porque a empresa não quis nem ouvir o lado deles.

Em suma: todo o cuidado é pouco para não ser mal interpretado (a) e perder oportunidades valiosas. A etiqueta nas redes sociais é fundamental.

Leia também: Profissional do futuro, como assegurar um lugar ao sol.

A etiqueta nas redes sociais: 2 dicas valiosas para profissionais

Entenda que a empresa onde trabalha “faz” suas regras sociais

A etiqueta nas redes sociais é fundamental

Sim, não importa se você é corinthiano (a) roxo (a) desde criancinha, com muito orgulho e muito amor. Se sua empresa patrocina outro time, você é outro time ou não se pronuncia. Na mesma matéria do G1, sabe àquela que foi citada lá em cima? Então, você também encontra o caso de um funcionário que foi demitido por falar mal do time de futebol que a empresa patrocinava.

Há também outros tipos de casos. Por exemplo, política. Se a ponta de cima de sua empresa apoia X, nada de falar mal de X nas suas redes sociais ou de falar bem de Y. Isso pode custar o seu trabalho ou sua promoção. Fale das flores! Não vale arriscar sua carreira por algo que não põe o pão na sua mesa só para “estar certo”.

Entenda que a empresa onde quer trabalhar também “faz” suas regras sociais

Em princípio, quer trabalhar na HP, mas posta uma foto em rede social com um computador da Dell. E, para piorar escreve: “Minha mais recente aquisição”. Então, acha que isso não acontece? Aconteceu e terminou mal para um finalista.

Outro tipo de post que pode ser um problema é mostrar com frequência que você aprecia bebida alcoólica. Mesmo que não seja irresponsável e tenha um currículo impecável, muitas empresas não pagam para ver.

Conclusão

Enfim, todo o cuidado é pouco. É evidente que você não tem que passar por cima dos seus princípios e valores e nem ser escravo de regras corporativas sociais, mas tem que ter claro o que quer para você profissionalmente e aonde quer chegar. E, usar as redes sociais par fazer isso acontecer.

Antes de qualquer coisa, você tem que ser o primeiro a discernir.

Leia também: Profissional de sucesso, 5 lições de “O diabo veste Prada”.