O Natal está chegando e a dúvida mais comum é “como aumentar as minhas vendas”? Sim, a competição é acirrada, a economia não ajuda e as pessoas estão cada vez mais cautelosas na hora de gastar. Em suma, convencer o consumidor de que ele tem que adquirir o seu produto ou serviço está cada vez mais difícil e complexo. Então, como aumentar as minhas vendas é uma pergunta legítima que tentaremos responder de forma simples, mas eficiente.

Como aumentar as minhas vendas no natal.

Vem com a gente!

Segundo Alfredo Rocha, um dos maiores palestrantes de vendas do Brasil, a venda começa antes da venda. O que é a venda antes da venda? O que isso tem a ver com como aumentar as minhas vendas? Segundo Rocha, “antes de você vender qualquer produto, qualquer ideia ou serviço, tem uma coisa que você vende antes: você”. Portanto, cuide de você e da sua empresa como se fosse um produto. A hora que as pessoas “comprarem” você ou sua empresa, fica mais fácil elas comprarem o que você tem de fato para vender.

Antes de qualquer coisa, passe credibilidade. Passe a certeza de que você ou sua empresa são a solução para os problemas do cliente. O cliente não vai comprar para te ajudar. Afinal, o cliente compra por razões próprias.

Para te ajudar com essa questão, tente responder as seguintes questões:

  • Por que o cliente tem que comprar de você?
  • Por que o cliente tem que comprar sempre de você?
  • Como fazer com que o cliente venda para você?

Agora que você entendeu que tudo começa em você e na sua empresa. Portanto, que é muito importante você cuidar disso antes de qualquer coisa, seguem algumas ideias sobre “como aumentar a minhas vendas no natal”.

Leia também: Como vender mais em tempos de crise

Como aumentar as minhas vendas no natal

1. Faça promoções

Como aumentar as minhas vendas durante o mês de novembro.

Todo cliente gosta de promoção, ainda mais quando quer agradar a tantos nessa época do ano. Portanto, aproveite o que sobrou da Black Friday e desove o estoque. Espera! Você vende artesanatos e não tem estoque? Escolha algumas peças mais fáceis e rápidas de fazer e coloque em promoção. Ah, seu caso é de serviços. Então, isso também não é problema, se for uma escola de idiomas, por exemplo, ofereça um módulo com 50% de desconto para o mês de dezembro. Em suma, adapte a promoção ao seu negócio.

2. Bonifique seus vendedores de forma especial

Antes de qualquer coisa, deixe feliz quem pode te deixar muito feliz. Portanto, dar um bônus extra para quem vender mais que o normal no mês do natal pode ser uma boa estratégia. E, se você não tiver um corpo de vendas, transforme seus clientes em seus vendedores. Por exemplo, imagine que você seja dono(a) de uma confeitaria com apenas 3 funcionários ou menos. Pronto! Imaginou? Como você pode fazer para aumentar suas vendas sem vendedores? Simples. Você pode criar uma bonificação para o cliente que indicar outro cliente. Essa bonificação pode ser algo como ” indique um cliente e ganhe uma torta com 50% de desconto no mês de janeiro”. Sim, aproveite o período de baixa, depois do natal e ano novo, por exemplo, para pagar essas bonificações para clientes.

3. Aceite muitas formas de pagamento

Formas de pagamento

A princípio, um dos fatores que podem diminuir muito suas vendas no natal é não ter disponível para o cliente diferentes formas de pagamento. Sim, hoje, há muitas maneiras de se pagar por um produto ou serviço. Então, fique atento. Afinal, é muito chato um cliente querer pagar com cartão ou parcelar e só aceitarem dinheiro ou cheque e só a vista.

Quantas vendas não são desfeitas porque o cliente não consegue pagar da maneira que lhe convém. Quantas vendas são desfeitas ou nem iniciadas porque para o cliente pagar é difícil e complicado? Por exemplo, hoje já é possível pagar por aproximação, mas muitos estabelecimentos não têm maquininhas configuradas.

Fique atento! Não perca vendas porque você ou sua empresa não estão preparados para o cliente que acabou de chegar.

4. Explore novos canais de comunicação

Hoje, há tantas maneiras de você entrar em contato com seu cliente em potencial de forma paga acessível ou gratuita. Por exemplo, de forma paga tem o google ads, facebook ads, instagram ads, entre outros. De forma gratuita, tem os grupos no Facebook, grupos no LinkedIn, páginas de bairros, entre outros. Imagine que você tenha uma empresa que faça produtos de baixa caloria e baixa gordura. Que tal oferecer em páginas, grupos ou comunidades de pessoas que buscam emagrecer sem perder o prazer de comer?

Para complementar todas essas ideias, não deixe de ler o artigo “Como prospectar clientes na web: 5 ideias”. É um artigo que foca na conquista de clientes online.

Leia também: Como ser um vendedor: dicas importantes