Tem gente que acha que marketing pessoal é uma bobagem. Mas, não é. Você sabia que o tamanho do nosso sucesso está diretamente relacionado a nossa imagem pessoal? No livro Marketing Pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem, no qual esse artigo foi inspirado, o autor Sady Bordin Filho deixa isso muito claro.

Conheça 10 dicas de Sady Bordin Filho para valorizar a sua imagem.

Em princípio, o marketing pessoal é a ferramenta indispensável para a concretização do nosso projeto de vida. Então, pensando nisso, a redação escolheu 10 dicas atemporais do livro para ajudar profissionais e empreendedores a chegarem lá.

Vem com a gente!

10 dicas de marketing pessoal de Sady Bordin Filho

1.Invista em sua saúde

Segundo Bordin Filho, “a saúde física, mental e emocional é o seu maior patrimônio”. Sem saúde não há projetos de vida, não há nada. Portanto, alimente-se muito bem e pratique exercícios físicos. Até porque, segundo o IBGE a expectativa de vida do brasileiro aumentou e segundo a proposta da reforma da previdência também teremos que trabalhar por mais tempo. E, já que vamos viver mais tempo e trabalhar por mais tempo que seja com saúde. Afinal, uma pessoa que cuida da saúde não só vive melhor como também transparece ser mais responsável com as pessoas que estão a sua volta.

Abílio Diniz, um dos maiores empresários do Brasil, por exemplo, tem o investimento na saúde como filosofia de vida. No ano passado, ele lançou uma plataforma digital gratuita voltada para a longevidade e o bem-estar, a Plenae.com. A plataforma se apoia em 6 pilares que podem afetar diretamente a longevidade: corpo, mente, relações, espírito, contexto e propósito.

2. Invista em seu visual

Assim como as empresas investem nas embalagens de seus produtos, você também tem que investir em sua embalagem. “Embale-se” para a imagem que quer passar ou para o que a ocasião pedir. Mas, lembre-se: de nada adianta tudo isso se você aparentar desleixo. Unhas mal cortadas ou roídas, dentes mal cuidados e cabelo sujo, nem pensar! Aparentar limpeza é crucial. Não perca a oportunidade de passar uma primeira boa impressão.

3. Invista em seu currículo
Independente de ser funcionário ou empreendedor, tenha um currículo que passe credibilidade.

Sabe a frase de Anthony Robbins, “Engraçado, costumam dizer que tenho sorte, só sei que quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho”? Então, é isso aí, independente de você ser funcionário ou empreendedor, tenha um currículo que passe credibilidade e que deixe as pessoas pensando “Essa é a pessoa que quero para o meu time ou essa é a pessoa com quem quero fazer negócio”.

Invista em conhecimento. Os cursos online com certificado, por exemplo, estão aí para os que têm problemas com horários. O artigo “Cursos Livres: fazer ou não fazer eis a questão” pode dar bons esclarecimentos sobre isso.

Ter um currículo que nos vende é um marketing pessoal e profissional extremamente efetivo.

4. Valorize sua pessoa

Tem uma frase de Confúcio, o mais famoso filósofo e pensador político da China, que diz: “De nada vale tentar ajudar aqueles que não ajudam a si mesmos”. Então, ajude-se para que possam te ajudar.

Antes de qualquer coisa, aplique os 4 Hs do sucesso em sua vida. São eles: humor, honestidade, habilidade e humildade. Depois disso, seja organizado, tenha cuidado com a postura e dicção, dê bons exemplos e prefira o contato pessoal. Conquiste as pessoas pelo discurso, o artigo “Falar bem: quais qualidades desenvolver para dominar seu palco” pode te dar várias dicas. E, por fim, trate a todos bem, retorne sempre as ligações e aprenda a dizer não; mas, se prometer, cumpra.

5. Valorize sua marca

Todo mundo pasta até chegar lá. Se você é um profissional de empresa, no mínimo levará 10 anos para ser reconhecido no mercado. Se é um empreendedor, o tempo não é muito diferente a não ser que sua empresa seja uma startup com um negócio que todos precisam. Portanto, não adianta se frustrar, os reconhecimentos demorarão mas chegarão, o que você pode fazer é dar um empurrãozinho para acelerar esse processo. Por exemplo: ser confiante; investir em conhecimento e capacitação; viajar, afinal, viajar é ampliar a cultura de forma prática e atrativa; falar sempre em nós; e não ser modesto, quem é bom precisa de humildade e não modéstia.

Invista em conhecimento e capacitação. Quem é bom precisa de humildade e não modéstia.
6. Divulgue sua marca

Sabe aquele provérbio português “A galinha que canta é dona dos ovos”? Então, tenha um cartão de apresentação sempre à mão, diga sempre quem você é, diga sempre o que você faz, distribua brindes, escreva artigos, divulgue suas realizações profissionais, divulgue sua participação em congressos, faça coisas inusitadas. Mostre seu marketing pessoal, apareça!

7. Valorize suas qualificações

Fazer oportunidades aparecerem tem muito a ver com valorizar nossas qualificações. Portanto, lapide seu diamante, tenha em mente que você é um vencedor e saiba que seu valor é único. Em seguida, lembre-se que ninguém trabalha de graça. Segundo, Bordin Filho, “Fazer boa ação é uma coisa, trabalhar de graça é outra bem diferente”. Cuidado também ao subvalorizar o seu trabalho. Se você é um profissional altamente qualificado deve ser remunerado à altura bem como se é um empreendedor com produtos ou serviços altamente qualificados também deve ter preços diferenciados. E, por fim, quando apontar um problema, traga junto a solução.

8. Planeje o sucesso

Apesar de não existir uma fórmula para sermos bem-sucedidos, existe o planejamento para nos ajudar nessa empreitada.

Antes de qualquer coisa, sonhe. Depois, transforme seus sonhos em objetivos. Depois, transforme seus objetivos em metas. E, por fim, transforme essas metas em pequenas ações com cronograma e determinação.

Para ajudar nessa receita, liste e capitalize seus pontos fortes, liste e anule seus pontos fracos, não nade contra a correnteza e tenha em mente que fazer o bom é melhor que perseguir o ótimo e não fazer nada.

Apesar de não existir uma fórmula para sermos bem-sucedidos, existe o planejamento para nos ajudar nessa empreitada.
9. Administre o sucesso

Sabe o que Irving Berlin, um dos maiores compositores da América, dizia? “A pior coisa do sucesso é que você tem de continuar sendo um sucesso”. Sim, isso é fato e carrega um lado sombrio. Muitas pessoas vão te observar e tentar seguir seu exemplo. Mas, outras, ao contrário, vão tentar descobrir falhas, erros, omissões, qualquer coisa que possa denegrir a sua imagem. Portanto, para manter o seu marketing pessoal em dia nessa fase, cuidado com a sua superexposição, cuidados com convites para eventos, reuniões e entrevistas. Não divulgue suas caridades e não esqueça daqueles que lhe deram a mão. Por fim, ignore os incomodados, contagie a todos com seu exemplo de dedicação e não esqueça suas origens.

10. Evite determinadas atitudes

Muito cuidado ao externar pensamentos, se posicionar ou tomar certas atitudes em um relacionamento pessoal ou profissional. Uma boa imagem construída a muito custo durante muito tempo pode se acabar para sempre em questões de minutos por uma questão mal colocada.

Por exemplo, quem não lembra do caso do jornalista William Waack que foi afastado do jornal da Globo por comentário racista em vídeo?

Esse artigo foi inspirado no livro Marketing Pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem, do autor Sady Bordin Filho, editora Record.