Por Kelly Gomes – Primeiramente, vamos entender o que é Marketing de Conteúdo.

O que é marketing de conteúdo, para que serve e como fazer

Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair, engajar, converter e reter clientes por meio de conteúdo relevante para o público-alvo de uma empresa. De antemão, a lógica parte de um estudo – realizado pelo Group M e pela Nielsen – que afirma que 94% das pessoas que buscam informações na internet clicam em resultados orgânicos e não em anúncios. Aí, eu pergunto: sua empresa está preparada para ser encontrada organicamente? Quanto conteúdo ela publica periodicamente para atrair prospects (possíveis clientes) e ter a chance de convertê-los em clientes? Antes de tudo, o Marketing de Conteúdo funciona como “isca”, mas uma “isca” do bem, afinal, esse tipo de marketing não interrompe o usuário e oferece algo valioso em troca de um pouco de atenção. Por exemplo, informação de qualidade para quem usa os buscadores atrás de esclarecimento sobre um determinado assunto.

Em suma, o Marketing de Conteúdo tem sua eficiência baseada na atração e não na interrupção da atenção: atrai, engaja, converte e retém clientes; sem ser chato. Geralmente, ele faz parte de um plano de marketing digital. Confira em Marketing digital: os 10 passos de um plano estratégico, o papel do Marketing de Conteúdo e sua importância. E, se quiser ter uma noção mais clara sobre o assunto, o artigo “Como prospectar clientes na web: 10 dias” pode te ajudar. Ele é um ótimo exemplo de como esse “novo” marketing é feito e como dá resultados.

Marketing de Conteúdo Estratégico

Mas, atenção! Fazer somente Marketing de Conteúdo não é o suficiente, ele tem que ser estratégico. Segundo o Content Marketing Institute , 80% dos profissionais de marketing B2B, por exemplo, têm um plano estratégico de Marketing de Conteúdo e um terço tem tudo documentado. Por que isso? Porque sem uma estratégia você pode se perder ao longo do caminho e empregar seus esforços de forma errada.

Mas isso não vai acontecer porque preparei um passo a passo para que você ou alguém da área de comunicação ou marketing de sua empresa possa realizar o Marketing de Conteúdo com eficiência e sucesso.

Plano estratégico de Marketing de Conteúdo em 9 passos

Como fazer um planejamento estratégico de marketing de conteúdo em 9 passos
1. Determine ou conheça os objetivos de Marketing

Normalmente os objetivos de Marketing estão ligados aos objetivos do negócio. Por exemplo: fortalecimento de marca, conquista de fatia de mercado, geração de leads, etc.

2. Determine os objetivos de Marketing de Conteúdo 

Esses objetivos devem ser elaborados de acordo com os objetivos de Marketing. Por exemplo: criar conteúdo de relevância para o Blog da empresa para atrair leads de qualidade ao site dela.

3. Defina ou conheça os públicos-alvo de seu negócio

É de suma importância você saber os detalhes da audiência para quem vai escrever para que não faça conteúdo que gere tráfego mas não tenha nada a ver com os objetivos traçados do Marketing de Conteúdo. Primeiramente, seus objetivos definem sua audiência e sua audiência tem que receber conteúdo que ajude sua empresa a alcançar esses objetivos. Simples assim.

4. Faça um plano de Marketing de Conteúdo

Antes de tudo, defina quais são as ferramentas de comunicação que usará para cada público. Por exemplo, imagine que você tenha dois públicos para alcançar: gestor de vendas e vendedores. Para o gestor de vendas você define “whitepapers” e Blog; e, para os vendedores, Blog e redes sociais. Nesse item é importante você entender que nem sempre uma ferramenta tem o mesmo efeito em públicos diferentes, portanto, é muito importante que você escolha as ferramentas certas para o público certo.

5. Faça um plano de pautas

Primeiramente, pesquise os assuntos que cada público tem interesse em saber e que, ao mesmo tempo, pode ajudar sua empresa a alcançar os objetivos dela. Então, use ferramentas de busca, fóruns, mídias sociais, seus vendedores, entre outros. Isso feito, organize essas necessidades por público e estágio no funil para criar um mapa de conteúdo a ser feito.

6. Faça um Cronograma de Pautas

Para organizar e dar mais eficiência ao seu trabalho, faça um cronograma: ele dirá o que produzir, para qual canal e quando publicar.

7. Comece a produção

De acordo com  seu plano de pautas, comece a produzir conteúdo de qualidade em quantidade e em diferentes formatos. Não espere o dia anterior ao da postagem do Blog para começar a escrever, por exemplo. O cronograma te dará “um norte” e não deixará que se perca no tempo. Além do mais, estar adiantado com relação ao cronograma pode ser uma vantagem.

8. Meça os resultados

Não conseguimos gerenciar o que não medimos. De acordo com os objetivos traçados, defina seus KPIs e veja se suas ações estão ajudando sua empresa a atingir os objetivos dela.

9. Faça o Marketing do Marketing

Amplifique seu conteúdo porque nem sempre produzir conteúdo é suficiente. Usar as mídias sociais, por exemplo, é uma maneira eficiente para isso.

E, para ficar ainda mais por dentro de como fazer marketing de forma eficaz, leia Os 10 pecados mortais do marketing e descubra quais deles você comete.