Se há um tema que é importante e preocupa todo mundo que usa ferramentas digitais para propagar o seu negócio é o dos algoritmos.

Afinal, o que são eles? Por que são tão importantes? Como é que funcionam? Como podem impactar os resultados de uma estratégia na web?

Como funcionam os algoritmos

E, finalmente, o que fazer para driblar as dificuldades impostas por esses verdadeiros “mutantes” digitais?

Para responder a essas questões, escrevemos esse post tratando o que há de mais importante a respeito dos algoritmos.

Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

O que são algoritmos e como funcionam?

Para começar, vamos explicar o que são algoritmos.

De forma simples, são uma sequência de instruções, de raciocínio ou de operações. Em suma, é uma lógica para alcançar um determinado objetivo.

Para que isso seja possível, é necessário que se opere de forma finita e sistêmica os passos a realizar.

Um algoritmo funciona com a entrada de informações (input) e com a saída de informações (output). Instruções específicas mediam essas informações.

A princípio, pode-se dizer que os algoritmos nada mais são do que uma espécie de receita. Cuja fim é mostrar o passo a passo necessário para que uma tarefa seja solucionada.

Entre todos os algoritmos conhecidos, sem nenhuma dúvida o do Google é o mais famoso e o mais importante. Sendo também um dos que as empresas mais desejam conhecer. Até para poderem obter melhores resultados no buscador.

Quais são os algoritmos do Google

Porém, é importante lembrar que o algoritmo do Google preza pela experiência do usuário e não pela felicidade das empresas. Para isso ele realiza rastreamentos e apresenta os resultados de pesquisa de acordo com a qualidade do conteúdo, segundo ele próprio.

Não há como definir um período de tempo específico dentro do qual o Google realiza mudanças nos seus algoritmos.

Primeiramente, é preciso deixar claro que existem as atualizações diárias. Essas atualizações o Google realiza para melhorar os processos para entregar os resultados aos usuários. Muitas delas bem pequenas.

Core updates

Já as grandes atualizações são chamadas de core updates. Geralmente acontecem a cada ano. Às vezes mais de uma vez ao ano. Elas geram mudanças mais profundas nos resultados orgânicos alcançados pelos sites.

Entre as principais atualizações nos algoritmos realizadas pelo Google estão:

  • Panda (em 2011): foi uma atualização que realizou mudanças em torno de 12% dos resultados das pesquisas feitas no Google. Isso causou penalidades nos sites. Principalmente aos que apresentavam conteúdos com baixa qualidade ou com muitos anúncios. Depois dessa atualização, as outras que vieram na sequência tiveram como objetivo principal melhorar a qualidade dos conteúdos dos sites
  • Penguin (em 2012): já essa atualização, conhecida como Webspam Update, foi responsável por fazer a contenção dos excessos de otimizações nos conteúdos dos sites. Essa atualização impactou pouco mais de 3% dos resultados das pesquisas feitas em inglês no Google. O objetivo principal dela era realizar penalizações para esquemas de black hat utilizadas no SEO, como a keyword stuffing
  • Hummingbird (em 2013): além de ter sido uma mudança no algoritmo do Google, essa atualização fez uma revisão completa dele. Os resultados obtidos nas pesquisas passaram a ir além das palavras-chave. Passaram a considerar todo o universo semântico, como os sinônimos e o contexto em que os termos são inseridos

Qual a finalidade dos algoritmos?

Em princípio, o objetivo principal de um algoritmo é proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Por isso mesmo é que o Google está sempre realizando atualizações.

User experience

Dessa forma, ele permite cada vez mais que o usuário encontre exatamente aquilo que está buscando. E, com resultados assertivos e de qualidade, oferece um experiência mais positiva no buscador.

Por exemplo, a atualização Panda penalizou as páginas que possuíam conteúdos de baixa qualidade. Além de penalizar as que usavam palavras-chave em excesso ou muitos links.

Isso teve como fim evitar que os usuários acabassem em sites com conteúdos que não enriquecessem as experiência deles. E mais, sites que enganassem o Google com práticas proibidas.

A atualização RankBrain, que não está entre as principais citadas mas foi importante, fez a inserção da inteligência artificial e da machine learning no algoritmo do Google. Isso permitiu compreender melhor qual é a intenção de busca de cada usuário em cada pesquisa realizada.

Com essa melhoria, o algoritmo passou então a mostrar ao usuário exatamente o que ele estava procurando. O que faz com que a experiência dele seja otimizada em diversos aspectos.

Como eles impactam os resultados de um negócio na web

Uma dúvida comum para qualquer pessoa ou empresa que usa ferramentas digitais para se propagar é: como esses famosos algoritmos impactam?

Esses algoritmos podem impedir que uma empresa alcance os seus potenciais clientes na web? Ou pelo contrário, podem ajudar a melhorar os resultados obtidos?

O primeiro fato é que os algoritmos são mais do que determinantes para saber como o seu site, por exemplo, vai se posicionar nos resultados de buscas do Google.

Quando você não segue corretamente as determinações dos mecanismos de buscas, coloca todo o trabalho a perder. Afinal, isso faz com quem os algoritmos não entreguem o seu site dentro dos primeiros resultados de uma pesquisa.

Os sites ou conteúdos que são exibidos na primeira página de resultados do Google são exatamente aqueles que estão mais próximos de atender todas as métricas do buscador.

Se o site do seu negócio, por exemplo, apresenta uma URL confusa, é extremamente pesado ou tem conteúdos de baixa qualidade… Não tem como dar certo. Pior ainda se ele não for responsivo para dispositivos móveis. Aí, então, é penalidade na certa. Com certeza os algoritmos vão puni-lo negativamente.

O que e como fazer para driblar os algoritmos?

A questão que surge agora é: o que e como fazer para conseguir driblar a dificuldade que os algoritmos impõem? Como as empresas podem atingir seus objetivos na web?

Os algoritmos das mais diversas plataformas, dos buscadores até das redes sociais, podem atrapalhar muito os resultados de qualquer empresa. Dificultando que suas publicações alcancem o público-alvo desejado.

Dessa forma, nada melhor do que saber o que fazer para conseguir driblar esses “mutantes”. E tirar proveito de tudo o que você faz para o seu negócio na web.

Aqui você verá, primeiramente, algumas dicas importantes. Todas para obter os melhores resultados para o seu negócio dentro do Google.

Leia também: Marketing digital: os 10 passos de um plano estratégico

Como tirar o melhor proveito dos algoritmos do Google?

Com essas dicas, você vai poder otimizar bem o site e os conteúdos do seu negócio. O que vai ajudar a deixar tudo mais bem visto pelo algoritmo do Google e assim aparecer na primeira página de resultados.

Algumas delas são:

  • Aumente com qualidade a quantidade de palavras-chave nos seus conteúdos. Mas cuidado com os excessos;
  • Utilize sinônimos e termos que estejam relacionados com essas palavras-chave;
  • Não use mais que 10% de voz passiva em seus textos;
  • Use nos textos de seus sites e blogs links externos com boa autoridade;
  • Jamais faça a compra de backlinks;
  • Crie sempre conteúdos que sejam de qualidade e profundos a respeito de um determinado assunto;
  • Faça com que os textos de seu site respeitem a facilidade de leitura flesch;
  • Tenha pelo o menos 50% de palavras de transição em seus textos;
  • Sempre estruture bem as páginas de conteúdos. Isso vai dar ao seu visitante uma boa leitura;
  • Desenvolva seu site para que ele seja mobile friendly, ou seja, responsivo nos dispositivos móveis;
  • Desenvolva um site que carregue rápido. Afinal, isso fará toda a diferença na experiência do usuário. E o Google vai te dar “estrelinhas” por bom comportamento.

Agora que falamos sobre como aparecer em um dos buscadores mais importantes, vamos às redes sociais.

Edgerank: o algoritmo do Facebook

Embora o Facebook tenha perdido milhares de usuário desde 2017, ele continua sendo líder absoluto das redes sociais. Afinal, são 2740 bilhões de contas ativas, segundo relatório da Statista. Portanto, mesmo ele dificultando o alcance orgânico, vale a pena investir esforços para driblar os algorítimos dessa rede.

Número de usuários ativos no Facebook
Fonte: Statista

Então, preste atenção às dicas:

  • Utilize a segmentação de públicos por interesse nos posts;
  • Abuse dos vídeos, afinal, eles engajam melhor;
  • Invista na qualidade de seus conteúdos e não na quantidade;
  • Estimule engajamentos que curtam a sua página;
  • Use call to action em suas publicações;
  • Convide seguidores a colocarem sua página como favorita;
  • Jamais esqueça das hashtags.

Quer entender tudo sobre o algorítimo do Facebook? Leia Edgerank: a verdade nua e crua do algorítimo do Facebook.

Como driblar o algoritmo do Instagram?

Aqui você vai conhecer algumas formas de “driblar” o algoritmo do Instagram. Afinal, hoje, é uma das ferramentas mais importantes em termos de negócio, entre as redes sociais.

Por exemplo, evite respostas que sejam monossilábicas ou emojis nos comentários. Porque isso pode ser mal visto para engajar os seguidores.

Antes de tudo, sempre responda aos comentários nas suas postagens de forma a estimular o seguidor a escrever outras vezes mais. Porque isso aumenta os resultados de engajamento.

Além disso, use muito bem as hashtags e abuse delas nas suas postagens. Encontre sempre as mais relevantes para o mercado no qual atua.

Isso irá impulsionar as suas publicações, desde que você produza, é claro, conteúdos de alta qualidade.

Quer saber mais sobre como destacar o seu negócio no Instagram? Leia Algoritimo do Instagram, tudo o que você precisa saber.

LinkedIn: um algoritmo mais complexo

Em princípio, o algoritmo do LinkedIn segue uma lógica um pouco diferente das lógicas de outras redes sociais. Ele realmente se preocupa com a relevância do conteúdo. Não que os outros não se preocupem, mas o LinkedIn é obcecado por qualidade. Tanto é que a primeira triagem que seu robô faz é para classificar o conteúdo em spam, baixa qualidade ou bom para ser divulgado.

Então, segue a primeira dica para conquistar o algoritmo do LinkedIn: esqueça anúncios de produtos, serviços ou conteúdo monetário. Outra dica importante é: jamais faça conteúdo pedindo por dados pessoais ou enviando links de baixa relevância.

Em suma, foque na qualidade e nunca esqueça as hashtags.

Quer entender mais sobre o algoritmo do LinkedIn? Não deixe de ler Linked In: o algoritmo dos negócios.

Conclusão

Como você viu, entender o que são os algoritmos é algo muito importante. Afinal, esse conhecimento pode ajudar a impulsionar o seu negócio na internet, seja dentro do Google ou nas redes sociais.

Neste texto, mostramos a você dicas incríveis a respeito do assunto, incluindo sobre como tirar proveito ou “driblar” alguns algoritmos.

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