O LinkedIn é uma das redes sociais que teve maior crescimento nos últimos anos, sendo de extrema importância para o mundo empresarial.

Crescimento de usuários do LinkedIn
Fonte: Business Insider

A empresa que sabe como usar essa rede social e o seu algoritmo para ela trabalhar a seu favor é capaz de conseguir resultados excelentes.

Portanto, esse post foi feito justamente com a intenção de mostrar tudo sobre o LinkedIn e o algoritmo dos negócios.

Acompanhe esse texto até o final para saber o máximo a respeito desse importante assunto!

LinkedIn: o que é e o que representa essa rede para o mundo empresarial

O LinkedIn trata-se de uma rede social cujo foco principal é criar relacionamentos profissionais entre pessoas e empresas.

A plataforma ajuda empresas e profissionais se conectarem e fortalecerem a marca.

Além disso, ela ainda auxilia a criar uma rede de contatos (networking), essencial no mundo empresarial. Ajuda, também, a fazer parcerias com profissionais e empresas, e até mesmo a compartilhar conhecimento a respeito da sua área de atuação. Criando assim um perfil de autoridade no assunto.

Hoje, consideram essa rede social como sendo a maior do mundo. O LKD conta com mais de 500 milhões de usuários cadastrados, que podem estar interagindo como empresas, influenciadores do mercado e outros mais.

Ela é muito importante para o mundo empresarial. E, entender como funciona seu algoritmo é um dos temas mais importantes, tanto para as empresas como para as pessoas. Afinal, ele é o responsável por todo o funcionamento do LinkedIn. E é conhecendo-o que você pode melhorar o desempenho do seu perfil na plataforma.

Caso o uso do algoritmo seja mal aproveitado, seu perfil pode ficar esquecido e não ser visto na rede social pelos outros usuários.

A seguir, iremos mostrar a você mais sobre a lógicas existente por trás dessa matemática do LinkedIn.

A lógica por trás do algoritmo do LinkedIn

O entendimento da lógica por trás do algoritmo dessa rede social permite que você possa entender exatamente como ele funciona.

A partir disso, você poderá fazer o algoritmo trabalhar a favor da sua empresa, o que irá trazer resultados muito mais positivos.

Quando você consegue compreender o funcionamento do algoritmo do LinkedIn, é possível expor ao máximo os conteúdos que posta. De modo que ele possa ser visto pelas pessoas certas.

Saiba que o LinkedIn faz a medição de dezenas de fatores que considera importante. Principalmente para que seja possível saber se o conteúdo que você postou é relevante para o seu público. E, a partir disso, o classifica de acordo com a avaliação feita.

Após fazer a análise e categorizar o seu conteúdo, o algoritmo da rede social o envia para uma amostra pequena que compõe o seu público. Depois disso, espera para avaliar qual será a reação e o envolvimento deles.

O resultado desse primeiro teste é essencial para a plataforma decidir se envia ou não o conteúdo para mais pessoas. Ou seja, continuando o teste (ou parando-o, caso o primeiro envolvimento tenha sido pequeno).

Pode-se definir a lógica por trás do algoritmo do LinkedIn como a tentativa de alcançar dois objetivos:

  • Dar prioridade aos conteúdos que são relevantes
  • Ajudar a promover o engajamento na rede social

O que aconteceu foi que a plataforma resolveu parar de dar atenção aos conteúdos unicamente viral, dando mais força às postagens de nicho.

Assim, quando você fizer uma postagem no LinkedIn, ele irá levar em consideração diversas etapas antes de finalmente mostrá-lo ao seu público-alvo.

Algoritmo do LinkedIn
Fonte: brandwatch
Veja abaixo quais são essas etapas:
  • Análise da qualidade da sua postagem (ele pode classificar seu conteúdo como bom, mal ou SPAM)
  • Investigação do engajamento que essa postagem pode gerar (ele irá fazer uma avaliação de como seu post envolveu os usuários da primeira amostra em relação ao número de curtidas, comentários e compartilhamentos)
  • Verificação da relevância do seu post (de acordo com o engajamento que teve o seu post, o LinkedIn então, a partir do seu algoritmo, vai decidir se ele continua aparecendo no feed dos usuários ou não)
  • A etapa do time dos revisores, realizada por pessoas, mas na qual poucos conteúdos realmente chegam

Como fazer o algoritmo do LinkedIn trabalhar para sua empresa

O tópico anterior ajudou a mostrar a você a lógica existente por trás do algoritmo do LinkedIn e como ele funciona.

Agora é o momento de avançar no conteúdo para que você possa entender como fazer para que esse algoritmo possa trabalhar para sua empresa.

Crie conteúdo relevante

A primeira dica para que você consiga driblar o algoritmo do LinkedIn é criar conteúdos que sejam relevantes. E para isso existem algumas regras para seguir.

A primeira delas é conheça sempre o seu público, pois só assim será possível estar produzindo conteúdo que realmente tenha relevância para ele.

Conteúdo adequado em redes sociais

Assim, você deve fazer uma pesquisa profunda a respeito dele para coletar o máximo de informações, e depois começar a usá-las para que seja possível construir uma persona.

A partir daí, você saberá o que é importante para seu público e poderá criar conteúdos que façam a diferença para ele.

Além disso, saiba que no LinkedIn há formatos de publicações que são muito mais eficazes para gerar engajamento do que outras. Por exemplo, o caso das publicações com imagens, que tendem a receber mais comentários.

Outro formato de conteúdo que gera muito mais engajamento do que aqueles que são apenas em texto é o conteúdo em vídeo.

Incentive o engajamento nas suas postagens

O engajamento é extremamente importante para o algoritmo do LinkedIn, recompensando muito bem os conteúdos que conseguem engajar mais.

No momento em que você faz publicações que inspirem as pessoas a conversarem, isso ajuda muito a trazer mais envolvimento.

Sempre use uma pergunta em suas postagens para iniciar uma conversa, podendo pedir ao seu público que esteja compartilhando as opiniões deles nos comentários.

Você precisa saber fazer as perguntas certas para que seja possível posicionar-se na rede social como um líder inovador no mercado e, o que é melhor, isso ainda ajuda a conhecer mais sobre seu público.

Sempre retorne o diálogo com os seguidores, respondendo aos comentários deles e engajando ainda mais a participarem. pois o LinkedIn leva muito em consideração conversas que sejam autênticas e construtivas.

Aprenda a publicar na hora certa no LinkedIn

A terceira dica a respeito de como conseguir conquistar o algoritmo do LinkedIn é saber publicar na hora certa, algo que nem todos entendem.

Essa dica permite que os comentários e as curtidas nas suas publicações cheguem mais rápido, o que vai fazer com que o algoritmo classifique-as bem.

Assim, uma das melhores formas de você conseguir fazer isso é quando os membros da rede social, que fazem parte do seu nicho de atuação, estejam online.

Uma pesquisa da Hootsuite mostrou que os melhores horários para que você poste dentro do LinkedIn são:

  • 7h45
  • 10h45
  • 12h45
  • 17h45

O melhor dia para que as empresas B2B postem nessa rede social é na quarta-feira, vindo logo depois a terça-feira.

Por outro lado, as marcas B2C têm como melhores dias para realizar postagens a segunda-feira e a quarta-feira.

Apesar de os números dessa pesquisa serem muito importantes, de forma geral, você deve sempre fazer suas próprias análises a partir dos dados coletados do seu público-alvo.

A análise perfeita vai permitir então que você consiga publicar sempre no horário e no dia em que há mais pessoas dentro do mercado no qual atua.

Promova as suas postagens

Mais uma ótima forma de você conseguir driblar o algoritmo do LinkedIn é promovendo as suas postagens, o que ajuda a aumentar a quantidade de pessoas que irão ver e se engajar com elas.

Hashtags em redes sociais

Você pode fazer isso, por exemplo, utilizando palavras-chave que são estratégias para o seu mercado ou ainda incluindo hashtags que realmente sejam relevantes para o seu público-alvo.

Usar hashtags de marca pode ajudar muito na promoção das suas postagens, permitindo que mais pessoas encontrem elas.

Use o LinkedIn Analytics

Se você encontrar uma publicação que realmente faça sucesso, então replique-a para que seja possível alcançar mais pessoas.

Por isso, faça uso do LinkedIn Analytics para que seja possível entender quais são as suas publicações que têm um melhor desempenho e tente descobrir os motivos pelos quais elas desempenham melhor.

Analytics do LinkedIn
Fonte: Konteudos

Pode ser que o motivo pelo qual uma postagem específica tenha mais visualizações e um maior engajamento seja por conta do momento no qual você fez a publicação.

Você deve fazer uso dessa estratégia, através do LinkedIn Analytics, para que seja mais fácil refinar a estratégia dos seus conteúdos dentro dessa rede social.

Construa uma audiência forte e coerente

Construir uma audiência forte e coerente é um passo importante para que você possa driblar o algoritmo dessa rede social.

Afinal, o interesse dos seus conteúdos para o seu público-alvo faz uma enorme diferença para o sucesso deles, então é preciso levar isso em consideração.

É importante que você tenha um público mais forte e interessado pelo conteúdo que posta diariamente do que ter um público muito grande e que não gera engajamento por falta de relevância.

Assim, o seu objetivo deve ser construir, claro, uma audiência que seja a maior possível, mas mais importante do que isso, que ela realmente seja qualificada e possa gerar mais possíveis clientes para sua empresa.

O SEO é importante também no LinkedIn

Não ache que o SEO não importa para o LinkedIn, pois essa ainda é uma estratégia muito essencial dentro dessa plataforma.

Essa rede social também possui o seu próprio mecanismo de busca. E deixar o seu conteúdo bem otimizado pode fazer uma enorme diferença no alcance que eles terão para o seu público-alvo.

Você precisa sempre fazer uma busca pelas palavras-chave certas no momento de criar novos conteúdos. De modo que elas estejam bem de acordo com o que o seu público-alvo busca.

É importante também fazer uso das palavras-chave como sendo hashtags das publicações. Isso ajudará muito no momento em que elas forem direcionadas para as pessoas que irão recebê-las.

Para evitar que o seu post seja visto como SPAM pela rede social, evite colocar mais do que duas a três hashtags por publicação.

Publicações de nicho vs. mercado amplo

Uma dica que vem do próprio LinkedIn é que eles sabem, pela base de dados que possuem, que os membros sempre interessam-se bem mais em estar aprofundando-se nos tópicos dentro dos quais eles têm interesse.

As publicações sobre nichos, de forma geral, costumam ter um desempenho bem melhor, gerando muito mais engajamento do que aquelas publicações gerais.

Esse é um obstáculo que costuma pesar muito para as empresas, pois elas acabam prometendo ao seu público que vão mudar ou revolucionar de vez o setor no qual atuam.

A dica a respeito de optar sempre pelo nicho ao invés de um conteúdo amplo vale, inclusive, para as hashtags que se utiliza.

Se você postar hashtags muito genéricas, elas irão levar suas publicações para um público que converte bem menos, o que vai fazer com que os resultados não sejam tão bons quanto se espera.

Conclusão

Como você pôde ver aqui, o algoritmo do LinkedIn faz uma grande diferença em como a sua empresa irá desempenhar dentro da rede social, podendo ter excelentes resultados ou não se destacar na plataforma.

Neste texto, nós mostramos como é que esse algoritmo funciona, o que ajudará bastante você a compreender como fazer para posicionar melhor a sua empresa perante o seu público.

Com as dicas que demos aqui, colocando-as em prática, você verá como os seus resultados vão ser extremamente positivos ao conseguir driblar o algoritmo da rede social, que não mais irá afetar o desempenho das suas publicações.

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